Rádio
Nenhum programa no ar
Ampliação das cotas trará 1,2 mil novas vagas em universidades federais
Pelo menos 1,2 mil novas vagas de universidades federais deverão estar à disposição de candidatos egressos de escolas públicas no ano que vem no Estado. Esse montante se refere à ampliação das cotas promovida pela lei publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial em relação ao que existe hoje no Estado, já que em 2013 todas as instituições federais deverão reservar no mínimo 12,5% das suas vagas para as ações afirmativas.
Até 2016, quando será destinado um percentual de pelo menos 50% ao programa, deverão somar 5,3 mil vagas a mais. A medida prevê a implantação progressiva da medida nas 59 universidades federais do país. As principais instituições gaúchas informaram, nesta segunda-feira, que estão estudando o texto da legislação. Reuniões serão realizadas nas próximas semanas para detalhar como será feita a adequação do próximo concurso às novas determinações.
Estabelecimentos como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que já prevê 30% das vagas para cotistas, terão menos dificuldade. A ideia é formar um grupo de trabalho reunindo a Pró-Reitoria de Graduação, Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e a Procuradoria da universidade para analisar a questão.
— Estávamos aguardando o decreto e, a partir de agora, vamos estudá-lo. Por meio desse grupo, promoveremos uma sugestão de adaptação — sustenta o vice-reitor, Rui Vicente Oppermann.
Segundo Oppermann, a UFRGS não precisará adotar medidas de adaptação para o Vestibular 2013. Em outros estabelecimentos, como a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que aguardava a publicação da lei para iniciar seu programa de ações afirmativas, o impacto deverá ser bem maior.
— Ainda não temos um ação prevista, mas o mínimo da exigência certamente será atendido já em 2013 — afirma o pró-reitor de graduação da UFPel, Cláudio da Cunha Duarte, em relação ao percentual inicial de 12,5%.
Critérios econômicos e raciais também serão observados
A lei federal prevê reserva também por critérios econômicos e raciais. A definição da etnia levará em conta apenas a autodeclaração do candidato, conforme o ministro da Educação, Aloizio Mercadante:
— Se nós tivermos algum problema de forma importante, seguramente poderemos avaliar outras medidas.
Metade das vagas reservadas será destinada a alunos cuja família tenha renda bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O ministro afirmou ainda que os novos cotistas deverão ter aulas de reforço para garantir um bom desempenho acadêmico.
Fonte - Clic RBS
Autor
lccomunic
Em: 15/10/2012, 21:00

Julgamento de grande repercussão regional termina com absolvição dos três réus; Ministério Público anuncia que vai recorrer da decisão

Investigação aponta negligência; criança de 6 anos estava sozinha em casa no momento do fogo

Crime ocorreu em 2016 e teria motivação político-partidária; três réus respondem por homicídio qualificado em júri que deve seguir até sexta-feira

Crime ocorreu em 30 de setembro de 2016 e vitimou Roque Francisco Unser

Clínica amplia estrutura, passa a oferecer mais conforto, qualidade e novos atendimentos à comunidade

Instituição afirma estar plenamente abastecida e descarta riscos de desabastecimento

Seleção prevê vagas para agente de combate a endemias, médicos e serventes

Arexvy foi a primeira vacina registrada no país para prevenção da doença

Evento terá corrida, caminhada, categoria kids, premiação em dinheiro, show ao vivo e desafio divertido para participantes em Santo Augusto


