Rádio Querência

Vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes entre dez e 14 anos é estendida a todos os municípios do RS

O público elegível deve realizar o esquema de duas doses com intervalo de três meses
Vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes entre dez e 14 anos é estendida a todos os municípios do RS
Doses da vacina contra a dengue. - Foto: Marcelo Bernardes/SES

 

A vacinação contra a dengue passa a ser ofertada, a partir deste mês, em todos os municípios do Rio Grande do Sul. A ampliação dos locais de abrangência segue decisão do Ministério da Saúde, publicada recentemente, e mantém como público-alvo as crianças e os adolescentes de dez anos a 14 anos, que devem receber duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas.

Até então, a estratégia de vacinação estava restrita a regiões específicas, as quais, no Estado, abrangiam 145 municípios e haviam sido definidas com base no histórico de casos. Com a nova medida, a imunização passa a alcançar todo o território gaúcho, beneficiando cerca de 630 mil crianças e adolescentes que se encontram na faixa etária elegível.

A Secretaria da Saúde (SES) orienta que a população acompanhe as informações divulgadas pelas prefeituras e reforça que a vacinação, aliada às ações de combate ao mosquito transmissor, é fundamental para a prevenção da dengue.

Distribuição das doses

Nesta primeira semana de fevereiro, os municípios começarão a ser abastecidos com as vacinas por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Ao todo, 61 mil doses disponíveis em estoque na SES serão distribuídas inicialmente.

Os locais e as datas em que as doses estarão disponíveis à população serão definidos por cada prefeitura assim que os municípios receberem seu respectivo quantitativo de vacinas. Novas remessas serão realizadas para os municípios de forma gradual, conforme a disponibilidade de lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.

Esquema vacinal

  • Público-alvo: crianças e adolescentes de dez anos a 14 anos
  • Esquema: duas doses
  • Intervalo: três meses entre a primeira e a segunda doses

 

Doses da vacina contra a dengue.
Doses da vacina contra a dengue. - Foto: Marcelo Bernardes/SES

 

Vacinação contra a dengue no RS

A estratégia nacional de vacinação contra a dengue foi lançada em maio de 2024. Desde então, o Rio Grande do Sul recebeu aproximadamente 262 mil doses do imunizante.

Em um primeiro momento, a vacinação foi direcionada a seis municípios da Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, os quais foram selecionados com base no número de casos registrados ao longo dos últimos dez anos. Com o aumento da oferta de vacinas no país, o número de municípios contemplados foi sendo ampliado gradualmente, até alcançar os 145 municípios que integravam a estratégia.

Números da campanha

De acordo com os dados mais recentes, referentes a dezembro de 2025, cerca de 168 mil doses já haviam sido aplicadas nos municípios que participavam da estratégia. Desse total, 120 mil correspondem à primeira dose; e 48 mil, à segunda.

Os números reforçam a importância de que crianças e adolescentes que iniciaram a vacinação retornem para receber a segunda dose, etapa fundamental para garantir a proteção adequada e duradoura contra a dengue.

A aplicação incompleta do esquema pode reduzir a eficácia da vacina, enquanto a conclusão das duas doses fortalece a resposta do organismo, diminuindo o risco de formas graves da doença e contribuindo para a redução da circulação do vírus no Estado.

Dengue recorde no RS

Em 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou o pior cenário da dengue em sua série histórica, com 209 mil casos confirmados e 281 óbitos. No último ano, houve redução da circulação do vírus no Estado, com o registro de 44.029 casos e 52 mortes. Entre esses casos, 2.556 ocorreram em crianças e adolescentes de dez anos a 14 anos, faixa etária contemplada pela estratégia de vacinação. Nesse grupo, não houve registro de óbitos ao longo de 2025.

Já em 2024, três crianças e adolescentes entre dez anos dez anos a 14 anos evoluíram para óbito em decorrência da dengue, reforçando a relevância da estratégia de vacinação associada às demais ações de prevenção e vigilância em saúde.

As mortes por dengue em 2025 concentraram-se principalmente na população com 60 anos ou mais – grupo para o qual ainda não há vacina disponível –, totalizando 38 óbitos, o equivalente a 73% do total registrado no ano.

Em 2026, até o momento, o Estado contabiliza 60 casos confirmados de dengue, sendo oito deles em crianças e adolescentes entre dez anos e 14 anos, sem registro de óbitos. Mesmo com o cenário atual de menor número de casos, as autoridades de saúde mantêm o alerta para a importância da prevenção.

A eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti continua sendo a principal forma de combate à dengue, à chikungunya e ao zika vírus. A vacinação integra esse conjunto de estratégias, somando-se às ações de controle do vetor, ao uso de inseticidas e à incorporação de novas tecnologias, com o objetivo de reduzir a transmissão e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis.

Futura ampliação da estratégia

Atualmente, a vacina utilizada na estratégia de imunização contra a dengue no país é a Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Para os próximos meses, está prevista a ampliação da oferta de vacinas, com a incorporação de um novo imunizante 100% nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan.

Denominada Butantan-DV, a nova vacina apresenta um diferencial em relação ao esquema atual por ser de dose única, sendo a primeira com essa tecnologia no mundo, o que facilita a adesão a campanhas de imunização.

A Butantan-DV começou a ser utilizada em janeiro deste ano em municípios-piloto de três Estados – Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) –, com a vacinação de pessoas entre 15 e 59 anos. A iniciativa tem como objetivo avaliar o impacto da vacinação na dinâmica de transmissão da dengue e reunir evidências científicas que subsidiem a futura implementação da estratégia em todo o país.

A vacinação do público geral deverá ser implementada de forma gradual, conforme a disponibilidade de doses produzidas. A expansão está prevista para iniciar pela população de 59 anos, avançando progressivamente até alcançar o público a partir de 15 anos.

Fonte: Fonte: SES

R

Autor

REDAÇÃO

Em: 24/02/2026, 11:36

Mais lidas
Pré-candidato ao Governo do RS, Edegar Pretto, é alvo de críticas em Miraguaí após declaração sobre falta de água em escolas
Pré-candidato ao Governo do RS, Edegar Pretto, é alvo de críticas em Miraguaí após declaração sobre falta de água em escolas

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Mãe entrega filha de 6 anos ao Conselho Tutelar em Ijuí
Mãe entrega filha de 6 anos ao Conselho Tutelar em Ijuí

A mãe procurou o órgão e afirmou que não queria mais ficar com a criança, formalizando a entrega da filha.

Colisão entre dois veículos com danos materiais ocorreu nesta quarta-feira em Santo Augusto
Colisão entre dois veículos com danos materiais ocorreu nesta quarta-feira em Santo Augusto

Colisão entre Fiat Palio e BYD Dolphin Mini resulta em danos materiais no cruzamento das ruas Vicente Silva e Tiradentes.

Homem é preso suspeito de manter gestante em cárcere privado por 8 meses em Redentora
Homem é preso suspeito de manter gestante em cárcere privado por 8 meses em Redentora

Vítima conseguiu escapar enquanto o suspeito dormia e procurou a Brigada Militar na cidade de Redentora.

Jogos de Ida das Semifinais da Copa Querência/Sicoob de Bocha ocorreram na comunidade de Santo Antônio
Jogos de Ida das Semifinais da Copa Querência/Sicoob de Bocha ocorreram na comunidade de Santo Antônio

Grande público acompanhou as quatro partidas da noite validas pelas duas competições

Anuncie aqui
Últimas notícias
Lula empata com Flávio e Tarcísio no 2º turno, aponta pesquisa Meio/Ideia.
Lula empata com Flávio e Tarcísio no 2º turno, aponta pesquisa Meio/Ideia.

Novo levantamento Meio/Ideia aponta cenário de polarização extrema e equilíbrio matemático na sucessão presidencial; rejeição de Lula chega a 43,6%.

Senacon investiga alta dos combustíveis sem reajuste da Petrobras
Senacon investiga alta dos combustíveis sem reajuste da Petrobras

Órgão suspeita de infração econômica após postos repassarem custos baseados na crise internacional, ignorando a estabilidade de preços da estatal.

Senado aprova Comenda Laço Branco para premiar combate à violência contra a mulher
Senado aprova Comenda Laço Branco para premiar combate à violência contra a mulher

Nova honraria vai homenagear anualmente homens e instituições que se destacam na luta pelo fim do feminicídio e na promoção da cultura de paz

Operação Conjunta em Crissiumal: Veículo Recuperado e Carga de Cigarros Apreendida
Operação Conjunta em Crissiumal: Veículo Recuperado e Carga de Cigarros Apreendida

O prejuízo total causado ao crime organizado é estimado em R$ 928.322,00.

Colisão entre dois veículos com danos materiais ocorreu nesta quarta-feira em Santo Augusto
Colisão entre dois veículos com danos materiais ocorreu nesta quarta-feira em Santo Augusto

Colisão entre Fiat Palio e BYD Dolphin Mini resulta em danos materiais no cruzamento das ruas Vicente Silva e Tiradentes.

RS chega ao 21º feminicídio de 2026: Vítima desaparecida é morta em Montenegro
RS chega ao 21º feminicídio de 2026: Vítima desaparecida é morta em Montenegro

Marca de violência de gênero cresce no estado com assassinato de Gislaine Reguss, morta a facadas pelo companheiro em Montenegro.