Rádio Querência

Prefeitura de Humaitá divulga nota após novo inquérito policial citar crimes contra a administração pública

Prefeitura de Humaitá divulga nota após novo inquérito policial citar crimes contra a administração pública
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Humaitá divulgou, nesta quinta-feira (02), uma nota oficial em resposta às recentes notícias sobre o encaminhamento de mais um inquérito policial ao Poder Judiciário. A investigação, conduzida pela Polícia Civil, apura crimes de falsidade ideológica, estelionato contra a administração pública, peculato e associação criminosa.

De acordo com as informações, cinco pessoas foram indiciadas por um suposto esquema envolvendo contratações com o município.

Segundo as investigações, o grupo teria criado uma empresa em nome da mãe de um servidor municipal e, a partir disso, realizado contratações diretas com a administração pública.

Este é o segundo inquérito com teor semelhante concluído apenas nesta semana, o que intensificou a repercussão do caso. No primeiro, quatro pessoas foram indiciadas. Em ambos, a polícia cita o envolvimento de um secretário municipal. Segundo o delegado William Garcez, responsável pelo caso, a apuração reuniu indícios suficientes de autoria e materialidade dos crimes.

Na nota, a administração municipal afirma que, até o momento, não foi formalmente intimada, notificada ou comunicada por qualquer autoridade sobre o conteúdo das investigações. Segundo o comunicado, o conhecimento dos fatos ocorreu exclusivamente por meio da imprensa, sem acesso aos autos ou a informações oficiais que permitam identificar com precisão os envolvidos.

A Prefeitura também destacou que tem interesse direto na completa apuração dos fatos, colocando-se na condição de possível vítima de eventuais irregularidades. O texto reforça ainda o compromisso da gestão com a legalidade, a transparência e a colaboração com as autoridades competentes.

O caso segue sob análise da Justiça.

SAIBA MAIS:

Secretário Municipal é investigado por fraude em contratação pública em Humaitá
Polícia Civil conclui segundo inquérito na semana sobre crimes contra a administração pública em Humaitá

Abaixo, a nota na íntegra:

Galeria de imagens

M

Autor

Maira kempf

Em: 02/04/2026, 14:42

Mais lidas
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira
Tragédia em Campo Novo: Trabalhador morre após ser puxado por mecanismo de colheitadeira

O agricultor trabalhava na colheita em sua propriedade quando a máquina apresentou uma falha.

Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí
Acidente envolvendo três veículos deixa quatro feridos na RS-155, em Ijuí

Colisão registrada nas proximidades da localidade de Mauá mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na noite desta sexta-feira

SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas
SUS adota novo exame para detectar câncer de intestino antes dos sintomas

Ministério da Saúde vai anunciar protocolo inédito que prevê uso do teste FIT para homens e mulheres de 50 a 75 anos sem sintomas. Exame é menos invasivo e pode ampliar diagnóstico precoce no país.

América recebe taça das mãos de Sandro Sotilli e homenagem na Câmara após título da Libertadores Regional
América recebe taça das mãos de Sandro Sotilli e homenagem na Câmara após título da Libertadores Regional

Na noite de segunda-feira, durante sessão da Câmara de Vereadores, os jogadores Cleberson, Cristian e Alex, além do presidente Régio, participaram da sessão levando ao plenário o troféu conquistado no último fim de semana.