Causa Animal manifesta repúdio após casos de envenenamento de animais no bairro Getúlio Vargas
Morte de felinos com indícios de envenenamento mobiliza moradores e entidade de proteção animal
13/01/2026 08:29 por redação
Foto: Divulgação/ Causa Animal
Moradores do bairro Getúlio Vargas vivem momentos de indignação e tristeza diante de uma série de mortes de animais registradas nos últimos dias. Diversos felinos foram encontrados mortos, com fortes indícios de envenenamento, em episódios classificados como cruéis e revoltantes, pela Causa Animal. Alguns animais chegaram a receber atendimento, mas outros não resistiram.
A Causa Animal alerta que envenenar animais é crime grave. A prática é considerada maus-tratos, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê pena de reclusão, multa e agravantes, especialmente quando o ato resulta na morte do animal. No Rio Grande do Sul, a Lei Estadual nº 15.434/2020 reforça e endurece as penalidades para crimes contra cães e gatos.
De acordo com informações divulgadas em nota à comunidade, já existem registros junto à Polícia Civil, e providências estão sendo adotadas para apurar os fatos e identificar os responsáveis. As entidades ressaltam que os animais vítimas tinham tutores e faziam parte de famílias que hoje sofrem com a perda de seus companheiros. Em um dos casos, foram envenenados três gatos de uma família, na Rua Antônio Liberato.
A Causa Animal Santo Augusto manifestou repúdio total aos atos e reforça que maus-tratos não são brincadeira nem incômodo, mas sim violência e crime, que afetam não apenas os animais, mas toda a comunidade. A orientação é para que qualquer suspeita seja denunciada às autoridades competentes.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



