Rádio Querência

Seis réus são condenados por abate e venda ilegal de carne de cavalo a lanchonetes no RS

Depois de moída, carne era usada em sanduíches comercializados na Serra.
Seis réus são condenados por abate e venda ilegal de carne de cavalo a lanchonetes no RS
Agente verifica carne usada na produção de lanche em estabelecimento de Caxias do Sul — Foto: MP/Divulgação

 

Seis réus foram condenados em processo que apura crimes envolvendo cadeia de comercialização de carne de cavalo imprópria para o consumo, na região da Serra gaúcha. Depois de moída, a carne foi usada em sanduíches vendidos em lanchonetes da região. A decisão é a Juíza de Direito Taise Velasquez Lopes, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Caxias do Sul, que julgou parcialmente procedente denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual.

Os envolvidos foram responsabilizados por formação de organização criminosa e crimes contra a relação de consumo. Um deles, Reny Mezzomo, já falecido, teve extinta a punibilidade. As penas totais aplicadas variam de cinco anos a cinco anos e quatro meses de reclusão. Os réus encontram-se em liberdade, e assim poderão recorrer. Outros quatros acusados foram absolvidos.

Em análise das provas, a magistrada montou o cenário de ação do grupo. Reny e o filho, Eduardo Mezzomo, seriam os responsáveis pela aquisição e abate dos animais, em propriedade na localidade de Forqueta, processo do qual Alexandre Gedoz somava-se fazendo o corte e comercialização. Posteriormente, Daniel Gnoatto, além da distribuição, atuava na moagem e preparação dos hambúrgueres, tarefa também atribuída a Ismael Lima e Marcos André de Bortoli.

“A deflagração da operação, em 18/10/2021, confirmou as suspeitas de abate, desossa, moagem e preparação de hambúrgueres a partir de carne de equino, tudo ocorrendo em total descompasso com a legislação vigente, sem as inspeções sanitárias no local do manuseio e sem o controle de qualidade da carne – que era, posteriormente, comercializada”, descreveu a magistrada na sentença.

Ela também destacou que a irregularidade praticada não se encontra na comercialização da carne proveniente de equino, mas no desrespeito “às balizas legais que regulam a atividade comercial de abate e comercialização de carne animal – o que, naturalmente, atenta não só contra a saúde pública, mas, também, contra as normas de inspeção industrial, sanitária e de relação de consumo”.

Os responsáveis pelos estabelecimentos, Airton Miguel Brando e Robson Kemerich Samoel, foram absolvidos da acusação pela prática do crime de entrega e venda de mercadoria em condições impróprias para o consumo. Conforme a decisão, embora o reconhecimento de que tenham adquirido a carne sem exigência de notas, a juíza não encontrou elementos de dolo no agir, pois já recebiam a carne processada.

“Como bem ressaltaram os agentes que participaram da operação, o indivíduo que recebia a carne moída não tinha condições de constatar, a olho nu, a diferença de coloração entre as carnes de origem equina e bovina, pelo que não se pode concluir que tinha, também, a intenção de ludibriar a clientela, e, tampouco, supor sua contaminação”.

Confira as penas atribuídas aos réus:

Eduardo Mezzomo, Alexandre Gedoz e Daniel Gnoatto - Cinco anos, quatro meses e 24 dias de reclusão, pelos crimes de organização criminosa, entrega e venda de mercadoria em condições impróprias para o consumo (2x), obter e entregar matéria prima em condições impróprias ao consumo e fabricar substância alimentícia corrompida e nociva à saúde.

Marcos André de Bortoli e Ismael Lima - Cinco anos de reclusão, pelos crimes de organização criminosa e obter e entregar matéria prima em condições impróprias ao consumo e fabricar substância alimentícia corrompida e nociva à saúde

Os réus Eduardo, Daniel, Alexandre e Marcos André, ainda conforme determinação cautelar da Juíza Taise, seguem proibidos de desempenhar atividade econômica envolvendo o ramo alimentício.

A íntegra da decisão está disponível no site do TJRS, através do link: Acompanhamento processual

Processo nº 50372782620218210010

Fonte: Tribunal de Justiça

R

Autor

redação

Em: 21/02/2024, 06:56

Mais lidas
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal
Santo-augustense Luis Fernando Fernandes Vieira morre aos 40 anos vítima de infarto em Crissiumal

Luis Fernando era amplamente conhecido em Santo Augusto e região

Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral
Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto
Projeto Social Promove Casamento Coletivo em Santo Augusto

Iniciativa municipal garantiu a união civil de nove casais com direito a cerimônia completa, oficinas preparatórias e festa comunitária

Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio
Identificada vítima de feminicídio em Três de Maio

Vítima tinha 41 anos. Feminicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira (2). Suspeito foi preso em flagrante e levado ao presídio de Santa Rosa.

Últimas notícias
Polícia identifica terceiro envolvido em atropelamento que vitimou mulher em Três de Maio
Polícia identifica terceiro envolvido em atropelamento que vitimou mulher em Três de Maio

Investigação descarta feminicídio e aponta morte como resultado de tentativa de homicídio contra caminhoneiro

Vereadora da causa animal em Novo Hamburgo denuncia recebimento de cão morto em gabinete
Vereadora da causa animal em Novo Hamburgo denuncia recebimento de cão morto em gabinete

Deza Guerreiro classificou o episódio como tentativa de intimidação e ato de terrorismo; caso está sob investigação

Prouni 2026: Inscrições começam nesta terça (7); Unijuí oferece 65 bolsas integrais
Prouni 2026: Inscrições começam nesta terça (7); Unijuí oferece 65 bolsas integrais

Saiba tudo sobre as regras, cronograma e vagas disponíveis para o segundo semestre

Rio Grande do Sul inicia distribuição da vacina Pneumo 20
Rio Grande do Sul inicia distribuição da vacina Pneumo 20

Novo imunizante do SUS amplia para 20 o número de sorotipos protegidos contra pneumonia e meningite

Suspeito de feminicídio em Lajeado é preso após se apresentar à polícia
Suspeito de feminicídio em Lajeado é preso após se apresentar à polícia

Ismael Garcia da Rosa, de 25 anos, é investigado pelo assassinato da ex-namorada Denise Silva de Medeiros