Rádio
Nenhum programa no ar
Rio Grande do Sul inicia distribuição da vacina Pneumo 20
Começou nesta segunda-feira a distribuição de uma nova remessa da vacina pneumocócica conjugada 20-valente, conhecida como Pneumo 20, para os municípios do Rio Grande do Sul. O imunizante está sendo incorporado ao Sistema Único de Saúde para substituir gradualmente a antiga Pneumo 10, dobrando a capacidade de proteção ao abranger vinte sorotipos da bactéria responsável por doenças graves como pneumonia, meningite e otite média. No total, a Secretaria da Saúde do Estado recebeu cerca de 17 mil doses nesta etapa. Para a região de Santo Augusto, que integra os 20 municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Ijuí, foram destinadas exatamente 345 doses da nova vacina.
O principal objetivo da chegada dessa remessa é ampliar a proteção da população contra as formas mais graves de infecções pneumocócicas, diminuindo o risco de internações, sequelas permanentes e óbitos. A vacina é direcionada especificamente para crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal, povos indígenas com mais de 5 anos sem histórico dessa imunização e pessoas com condições clínicas especiais acompanhadas pela Rede de Imunobiológicos Especiais.
O esquema vacinal infantil passará por uma transição gradual e funcionará de forma combinada entre as duas versões do imunizante. Os bebês devem receber a primeira dose da Pneumo 20 aos 2 meses de vida, seguida pela segunda dose com a Pneumo 10 aos 4 meses, respeitando o intervalo de 60 dias. Por fim, o reforço é aplicado aos 12 meses de idade utilizando novamente a nova vacina Pneumo 20. A orientação das autoridades de saúde é para que os pais ou responsáveis de crianças com a vacinação atrasada procurem as unidades de saúde para atualizar o esquema o quanto antes, o que pode ser feito até que a criança complete 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Autor
Bruno Vargas
Em: 07/07/2026, 10:44

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Região Celeiro recebe caravana com carreata do "time do Lula" neste sábado — passando por Santo Augusto, Três Passos e Tenente Portela — e abertura de comitê da chapa adversária no domingo.

Programação foi adiada em respeito à família de Hildo Roque Gottert, tradicionalista que marcou a história do município e foi patrão do CTG Pompílio Silva

Pautas centrais marcam encontro promovido pela Rádio Gaúcha entre os postulantes às vagas gaúchas no Congresso

Aquisição inclui um Fiat Toro, um Volkswagen Virtus e um Volkswagen Polo, financiados por emendas parlamentares e recursos próprios do município.

Prefeitura mobiliza equipes para atender famílias afetadas e recuperar infraestrutura danificada após temporal severo.

Funcionários locais mantêm atividades normais enquanto categoria decide futuro de paralisação no país
