Rádio Querência

Morre segundo estudante vítima de atirador em colégio do Paraná

Segundo a PM, foram apreendidos com o atirador uma machadinha, carregadores de revólver e a arma usada.
Morre segundo estudante vítima de atirador em colégio do Paraná
Luan Augusto de 16 anos — Foto: Arquivo pessoal

 

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, disse que o atirador não conhecia as vítimas. O assassino é investigado por homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o secretário, o rapaz atirou no corredor do colégio e foi até o local em que as vítimas participavam de uma aula de Educação Física.

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que, além da arma, apreendeu com o assassino um caderno com anotações sobre ataques em escolas, incluindo o ataque em Suzano, em São Paulo.

A secretaria ainda informou que, em contato com a família do assassino, foi informada de que ele é esquizofrênico e que faz tratamento para a doença.

Suspeitos de participação no crime
Ainda na segunda-feira, após a tragédia, um homem de 21 anos foi preso e um adolescente, de 13 anos, foi apreendido.

Os dois são suspeitos de ajudar a planejar o ataque, segundo o secretário Hudson Teixeira.

Aulas suspensas
Em Cambé, as aulas na rede municipal e estadual estão suspensas por tempo indeterminado.

Alunos relatam terror
Uma adolescente que sobreviveu aos disparos no colégio disse que ela e um grupo de alunos foram ameaçados pelo atirador enquanto estavam escondidos dentro da sala dos professores.

“Ele falou assim: se não abrir essa porta, vai todo mundo morrer aqui dentro. E a gente tava trancado na sala dos professores. A gente tentou sair correndo, mas aí nisso ele apontou a arma pra mim e pra mais cinco amigas minhas e deu um tiro. Só que a gente conseguiu sair”, disse uma estudante em entrevista à RPC.

Outra aluna conta que estava no refeitório com as amigas quando ouviu disparos.

“Na hora a gente estava sentado no refeitório, eu e umas amigas. Na hora escutamos três tiros, tipo bombinha. Quando viramos, tinha um menino na fresta do portão. Aí a gente falou, não vamos fazer barulho e correr. Na hora que a gente viu, ele já tinha passado, por outro lado. Só via as faíscas do revolver saírem”, relatou.

Violência nas escolas
No Brasil, houve 31 ataques com violência extrema a escolas em pouco mais de 20 anos (entre janeiro de 2002 e maio de 2023), segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse período, 36 pessoas morreram, sendo:

25 estudantes (15 meninas e 10 meninos);
quatro professoras;
uma coordenadora;
uma inspetora;
cinco atiradores (suicídio).
O balanço ainda não inclui o caso desta segunda-feira, em Cambé.

Repercussão
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), decretou luto de três dias no estado e lamentou o caso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou o ataque.

“É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar.”

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o Brasil vive “a apologia à violência na palma das mãos dos jovens”.

A Prefeitura de Cambé divulgou uma nota oficial na qual manifestou solidariedade e se colocando à disposição dos pais dos alunos.

“Neste momento de imensa dor, nossos corações estão com as famílias das vítimas, que estão enfrentando uma perda irreparável. Oferecemos nosso mais sincero apoio e solidariedade, colocando à disposição todos os recursos e suporte necessários para auxiliá-las neste momento tão difícil.”

Fonte: G1/RS

A

Autor

André Motta

Em: 20/06/2023, 06:08

Últimas notícias
Assembleia aprova auxílio para órfãos de vítimas de feminicídio no RS
Assembleia aprova auxílio para órfãos de vítimas de feminicídio no RS

Além deste projeto, o plenário aprovou outras 11 matérias entre as 25 que estavam na pauta da sessão desta terça-feira

Ique Vedovato é eleito presidente da Famurs para a Gestão 2026/2027
Ique Vedovato é eleito presidente da Famurs para a Gestão 2026/2027

Posse está marcada para 30 de abril, em Imbé

Nova regra na CLT garante folgas sem desconto para realização de exames
Nova regra na CLT garante folgas sem desconto para realização de exames

Funcionário deverá ser informado que pode se ausentar do trabalho por até 3 dias, a cada 12 meses, para fazer exames preventivos. Empresas também são obrigadas a divulgar aos funcionários informações sobre campanhas oficiais de vacinação