Rádio Querência

La Niña começa o ano entre moderada a forte no Pacífico 

Fenômeno La Niña é responsável pela forte a severa estiagem que causa prejuízos enormes para a agricultura do Sul do Brasil
La Niña começa o ano entre moderada a forte no Pacífico 
MetSul Meteorologia

 

O ano começa com o fenômeno La Niña entre moderado a forte no Oceano Pacífico, condição antecipada pela MetSul Meteorologia em seus prognósticos. O resfriamento das águas superfícies aumentou em grande parte da faixa equatorial do oceano com a chegada de águas mais frias que avançaram das profundezas nas últimas duas a três semanas.

De acordo com o último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática dos Estados Unidos, a anomalia de temperatura da superfície do mar no mar no Pacífico Central, a denominada região de Niño 3.4, era de -1,0ºC. Esta parte do oceano é a usada para designar oficialmente se há El Niño ou La Niña e o valor de -1,0ºC está dentro do território de intensidade moderada da La Niña que é de -1,0ºC a -1,4ºC.

Já o Pacífico Equatorial Leste, a região Niño 1+2, atinge o seu resfriamento máximo até agora desde que foi declarado o atual episódio de La Niña na metade de outubro. A anomalia de temperatura da superfície do mar medida foi de -1,5ºC, portanto no limite das intensidades moderada (-1ºC a -1,4ºC) e forte (-1,5ºC a -1,9ºC). Esta região mais a Leste do Pacífico denominada de Niño 1+2, junto às costas de Peru e Equador, é muito atentamente monitorada pela MetSul porque historicamente é a que tem a maior correlação com a chuva no Rio Grande do Sul. Quando esta parte do oceano está mais fria do que a média durante o verão, o risco de chuva irregular e abaixo da média aumenta no território gaúcho, independente do que se esteja verificando nas demais regiões do Pacífico Equatorial.

Isso ajuda a explicar o atual cenário de chuva em volumes abaixo da média em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul e que traz impactos muito graves no campo com a queda da safra de verão no Sul do Brasil. As perdas no campo se avolumam e a quebra deve atingir proporções históricas com grande impacto na economia regional e reflexos em indicadores econômicos brasileiros. A tendência, de acordo com todas as projeções dos modelos climáticos, é que o fenômeno La Niña perdure ao longo de todo o verão. A perspectiva é que seu pico de intensidade ocorra agora. No decorrer do verão, mesmo enfraquecendo, a La Niña seguiria influenciando o clima de forma significativa. Os dados mais confiáveis apontam que o atual episódio do fenômeno chegaria ao fim no começo do outono, entre os meses de abril e maio. Mesmo com a La Niña enfraquecendo nas próximas semanas, a chuva vai seguir irregular no Sul do Brasil e os prejuízos com a estiagem tendem a aumentar ainda mais. Historicamente, após um aumento temporário dos índices de precipitação em janeiro quando há La Niña, os volumes de chuva voltam a diminuir muito em várias regiões do Sul do país, sobretudo do Rio Grande do Sul, entre fevereiro e abril.


 

Fonte: MetSul Meteorologia

A

Autor

André Motta

Em: 07/01/2022, 05:11

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Boa-vistense é escolhido o 3º Piá Farroupilha do Estado durante Entrevero de Peões
Boa-vistense é escolhido o 3º Piá Farroupilha do Estado durante Entrevero de Peões

Matheus representou no concurso a 20ª Região Tradicionalista e o CTG Recanto Verde de Boa Vista do Buricá.

Últimas notícias
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS

O nascimento representa um marco crucial para o avanço de um projeto ambicioso em curso no país: gerar suínos geneticamente modificados capazes de fornecer órgãos para transplantes em humanos sem provocar rejeição imunológica.

Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí
Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí

Suspeita de 78 anos foi conduzida ao presídio após flagrante da Brigada Militar em Ijuí

Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença
Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença

Parceria firmada pelo Ministério da Saúde com a Universidade de Oxford prioriza o desenvolvimento de imunizantes que estimulam o corpo humano a identificar e combater tumores

TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026
TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026

Decisão unânime impede aplicação imediata de nova lei e mantém seções eleitorais em presídios nas próximas eleições

La Niña começa o ano entre moderada a forte no Pacífico  | Rádio Querência