Rádio Querência

Ginecologista denunciado por violação sexual é preso em Canguçu

Crimes foram cometidos nos últimos 10 anos
 Ginecologista denunciado por violação sexual é preso em Canguçu

 

A pedido do Ministério Público de Canguçu, a Justiça determinou a prisão preventiva do médico ginecologista de 65 anos acusado de violação sexual mediante fraude. Ele foi preso nesta quinta-feira, 17 de junho, após ter sido denunciado pela segunda vez por crimes contra pacientes – a primeira foi em maio.

O pedido de prisão assinado pela promotora de Justiça Luana Rocha Ribeiro consta na denúncia oferecida contra ele na segunda-feira, 14 de junho, onde a promotora aponta outras oito vítimas, todas moradoras de Canguçu. Na peça, a promotora descreve crimes cometidos nos últimos 10 anos. Em um deles, o especialista, na condição de único médico ginecologista e obstetra de plantão no hospital de Canguçu, manipulou o clitóris de uma paciente sob o argumento de que precisaria estimular os movimentos do bebê. A gestante havia buscado atendimento em função de uma secreção.

“A vítima estava em situação de vulnerabilidade física e emocional no momento dos fatos, por força da autoridade médica e da confiança depositada nesse profissional de saúde, com quem se encontrava a sós na sala de exames. Demais disso, além de gestante, ela encontrava-se parcialmente despida, exposta em maca ginecológica, quando foi tomada de surpresa pelo agir libidinoso do denunciado. Nesse contexto, não dispunha de elementos suficientes para avaliar a adequação técnica das manobras empregadas pelo denunciado, muito menos de a elas resistir. A ofendida fazia uso de antidepressivos na época”, pontua a promotora na denúncia.

Na primeira denúncia, oferecida em maio, a promotora imputou ao médico outros seis fatos cometidos contra quatro mulheres. Na ocasião, a promotora pediu o afastamento do profissional de suas funções no hospital e a suspensão de sua licença médica. Ambas as cautelares foram deferidas e cumpridas.

Para fundamentar a prisão, a promotora cita a extrema vulnerabilidade em que se encontravam as vítimas nas circunstâncias em que foram violadas e alerta que, ainda que transitória e relativa tal vulnerabilidade, sua intensidade foi suficiente para paralisar as mulheres violadas, impedindo-as momentaneamente de oferecer reação, e, na maior parte delas, inviabilizando que sequer tivessem certeza de que a conduta fora, de fato, clinicamente imprópria.

“Seu modus operandi, sempre muito similar, revela personalidade distorcida e deixa clara a habitualidade do seu rotineiro proceder, com absoluto menosprezo à dignidade sexual das mulheres; e com inegável prejuízo, de outra banda, aos valores éticos da profissão que um dia jurou honrar. Em outras palavras, os atos libidinosos por ocasião dos exames ginecológicos e obstétricos praticados não foram isolados e seguiam ocorrendo até poucos meses atrás. Tal não bastasse, vale atentar à circunstância de que as sequelas desses atos repercutem ainda hoje na vida das mulheres que tiveram sua dignidade sexual atingida pela violação indevida e dissimulada de seus corpos”, fundamenta.

As carícias sexuais, segue a promotora, se davam na solidão da sala de consultas, sem a presença de testemunhas, a maior parte sem o uso de luvas, na maca de exames, na qual a nudez e a própria posição necessária, colocam a mulher, algumas delas gestantes, em situação de absoluta exposição e subjugação. Às vezes a porta era trancada, e em alguns casos o médico deixou clara a excitação ao encostar seu membro ereto, sob as vestes, no corpo das mulheres ou na mão destas. “Tudo o que foi até aqui ponderado fundamenta a imprescindibilidade da segregação cautelar do denunciado, na medida em que atendidos os requisitos constitucionais e infralegais que a autorizam, quais sejam, a excepcionalidade de sua utilização, a necessidade da garantia da ordem pública e da conveniência da instrução criminal”, complementa.

Fonte: Ministério Público

M

Autor

Maira Kempf

Em: 18/06/2021, 05:34

Mais lidas
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população

Entre as orientações estão embrulhar os cacos de vidro em papel grosso, jornal ou papelão, acondicionar em caixas ou recipientes resistentes e, sempre que possível, identificar o material como sendo vidro.

Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 40% no segundo turno, indica Quaest
Flávio Bolsonaro tem 42% e Lula, 40% no segundo turno, indica Quaest

É a primeira vez que o filho de Jair Bolsonaro ultrapassa o presidente numericamente

Últimas notícias
Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Sede Nova
Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas em Sede Nova

Suspeito foi abordado na madrugada deste sábado (18) e estava com porções de cocaína e dinheiro.

Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população
Gari fica ferido após descarte irregular de vidro em Santo Augusto e Prefeitura faz alerta à população

Entre as orientações estão embrulhar os cacos de vidro em papel grosso, jornal ou papelão, acondicionar em caixas ou recipientes resistentes e, sempre que possível, identificar o material como sendo vidro.

Bancos funcionarão normalmente na segunda-feira, véspera do feriado de Tiradentes
Bancos funcionarão normalmente na segunda-feira, véspera do feriado de Tiradentes

Bancos abrem na segunda e fecham no feriado de Tiradentes, retomando atendimento na quarta-feira

Família Aguiar: polícia apresenta conclusão do inquérito com seis indiciamentos
Família Aguiar: polícia apresenta conclusão do inquérito com seis indiciamentos

Inquérito foi entregue ao Ministério Público nesta sexta-feira (17) pelo delegado do caso.

Ginecologista denunciado por violação sexual é preso em Canguçu | Rádio Querência