Rádio Querência

TRE-RS cassa mandato de presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara

TRE-RS cassa mandato de presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara
 

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), teve o mandato cassado, nesta segunda-feira (21), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). O resultado da votação foi 4 a 3.

Ele foi acusado de uso abusivo de servidores da Prefeitura de Bagé, na Região da Campanha, durante sua campanha nas eleições de 2018, quando obteve seu sexto mandato para deputado estadual.

A defesa do deputado disse que vai esperar a publicação do acórdão para recorrer da decisão. Luís pode permanecer no cargo enquanto aguarda o julgamento do recurso.

Irmão do deputado e prefeito de Bagé, Divaldo Lara também teve o mandato cassado. De acordo com a decisão, ambos ficam inelegíveis por oito anos e precisarão pagar multa.

Divaldo atualmente está afastado da prefeitura por uma investigação de irregularidades em licitações.

Conforme a denúncia do Ministério Público Eleitoral, o prefeito tomou várias decisões administrativas para beneficiar o deputado. Entre elas, estão o adiantamento do pagamento de metade do décimo terceiro salário e férias para que os servidores pudessem comprar convites para o jantar da vitória de Lara, cada um por R$ 250.

Também houve a constatação de que foi implantado turno único de trabalho, das 8h às 12h, na prefeitura, para que a tarde servidores que ocupavam cargos de confiança fizessem campanha. Houve manipulação na folha ponto, garantiu o MPE.

Além da denúncia do MPE, também entrou com processo contra os dois a Coligação Independência e Luta para Mudar o Rio Grande, formada pelo PSOL e pelo PCB, por abuso de poder político e econômico.

A defesa do deputado, que é o atual presidente da Assembleia, afirmou que as provas apresentadas no processo eram insuficientes para a condenação do politico, e rejeita as denúncias.

"A argumentação da defesa é fundamentada na ausência de provas, documentais, testemunhais, periciais, um deserto de provas", diz o advogado Antonio Augusto dos Santos.

A linha de argumentação do advogado de Divaldo Lara foi a mesma. "O processo é de uma fragilidade bem marcante no que diz respeito às provas produzidas", diz o advogado Felipe Brasil.

Quem assume a cadeira de Lara na Assembleia Legislativa caso o TSE mantenha a cassação

Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiver a cassação do mandato  do presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara (PTB), quem poderá assumir o mandato? Há dois caminhos:
Se no recurso o TSE mantiver a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Lara perderia o mandato e a cadeira seria ocupada pelo primeiro suplente do PTB: Regina Becker, que atualmente está atuando como secretária de Trabalho e Assistência Social  no governo do Estado.
No entanto, se os ministros atenderem ao recurso do PSOL e anularem os votos de Lara, a cadeira passaria a ser do partido. Assim, tomaria posse o primeiro suplente, atual coordenador da bancada e ex-deputado Pedro Ruas (PSOL). A sigla quer a anulação dos votos de Lara e o recálculo do coeficiente eleitoral.

Informações G1/GaúchaZH

K

Autor

kempf.maira

Em: 22/10/2019, 05:38

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Últimas notícias
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor
Reunião em Porto Alegre trata de projeto de ampliação do Hospital Bom Pastor

Deputado Ernani Polo intermediou iniciativa que visa melhorar ainda mais estrutura da instituição de saúde

Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí
Idosa é presa por maus-tratos com morte de animais em Ijuí

Suspeita de 78 anos foi conduzida ao presídio após flagrante da Brigada Militar em Ijuí

Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença
Vacinas contra o câncer: Brasil lidera consórcio internacional para prevenção e tratamento da doença

Parceria firmada pelo Ministério da Saúde com a Universidade de Oxford prioriza o desenvolvimento de imunizantes que estimulam o corpo humano a identificar e combater tumores

Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS
Brasil cria o primeiro porco clonado da América Latina com o objetivo de fornecer órgãos para o SUS

O nascimento representa um marco crucial para o avanço de um projeto ambicioso em curso no país: gerar suínos geneticamente modificados capazes de fornecer órgãos para transplantes em humanos sem provocar rejeição imunológica.

TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026
TSE mantém regras atuais e garante voto de presos provisórios em 2026

Decisão unânime impede aplicação imediata de nova lei e mantém seções eleitorais em presídios nas próximas eleições