Rádio Querência

Pessoas ruivas têm risco aumentado de ter câncer de pele

Pessoas ruivas têm risco aumentado de ter câncer de pele

Uma variante de um gene ligado a cabelos ruivos, pele clara e sardas pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele mesmo que não haja exposição ao sol, segundo estudo publicado na revista científica Nature Communications.

O risco também é maior para as pessoas que possuem tal assinatura genética mas não apresentam as características físicas próprias dos ruivos, afirmou a equipe internacional de cientistas.

Os resultados estão baseados em uma análise genética de tumores de pele malignos de mais de 400 pessoas.

Os resultados sugerem que as pessoas com uma variante do gene MC1R (responsável por dar cor à pele e aos cabelos), são mais suscetíveis a sofrerem processos mutagênicos resultantes, por exemplo, da exposição aos raios ultravioleta. Esses processos podem fazer uma célula normal se tornar cancerosa.

“Este trabalho é importante porque as conclusões se aplicam a uma alta proporção da população: pessoas que carregam pelo menos uma cópia com uma variante genética no MC1R”, disse o coautor do estudo, David Adams, do Instituto Wellcome Trust Sanger, no Reino Unido.

Em alguns países, como Inglaterra e Irlanda, essa proporção pode chegar a um terço da população, embora só cerca de 2% das pessoas tenham o fenótipo dos ruivos.

Os ruivos recebem uma cópia da variante genética de cada um dos seus pais. Mas as pessoas que recebem uma só cópia, do pai ou da mãe, provavelmente não têm o cabelo vermelho, e podem permanecer alheias à sua composição genética particular.

Ruivos se queimam mais rápido

Já se sabe há muito tempo que os ruivos se queimam mais rápido debaixo do sol e que são mais suscetíveis aos efeitos mutagênicos da radiação UV. Mas o novo estudo sugere que há outras maneiras, “possivelmente independentes dos raios UV”, de variantes do MC1R aumentarem o risco de melanoma – não ficou claro se as mutações significam que o câncer em pessoas ruivas é mais ou menos agressivo.

Pessoas com parentes ruivos têm uma maior chance de possuir uma variante do MC1R e devem tomar cuidado extra, disse a equipe.

 

Fonte: O Sul

Postado Por: Ed Júnior

L

Autor

lccomunic

Em: 14/11/2016, 22:00

Mais lidas
Moradora de Santo Augusto precisa de ajuda urgente para cirurgia nas pernas
Moradora de Santo Augusto precisa de ajuda urgente para cirurgia nas pernas

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral
Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Últimas notícias
Polícia Civil desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Roque Gonzales
Polícia Civil desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Roque Gonzales

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

São Valério do Sul Conquista veículo adaptado para Atendimento Especializado
São Valério do Sul Conquista veículo adaptado para Atendimento Especializado

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga
Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.