Rádio Querência

Governos unem esforços no combate ao crack

Governos unem esforços no combate ao crack
Após dois dias de intenso trabalho conjunto entre técnicos dos Governos Federal, Estadual e da Capital, as diretrizes do plano de combate ao crack foram apresentadas ao governador Tarso Genro e à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na tarde desta terça-feira (14). Eles avaliaram os pontos iniciais da estratégia que será definida até março, quando o Rio Grande do Sul adere oficialmente ao programa nacional "Crack, é Possível Vencer".

O plano está estruturado em três eixos propostos: Cuidado, Prevenção e Autoridade. O primeiro deles está relacionado à saúde e ao tratamento dos usuários, e envolve ações como a abertura de leitos especializados e construção de novos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) funcionando 24h.

O eixo Cuidado prevê, ainda, o financiamento de vagas em comunidades terapêuticas reconhecidas pela rede de saúde. No foco Prevenção, estão previstas campanhas de conscientização, capacitação de profissionais e trabalho junto às escolas, entre outras iniciativas. Autoridade é o eixo que envolve a segurança, o combate ao tráfico e ao crime organizado, a integração das polícias e o controle das fronteiras.

O trabalho será coordenado, no Estado, pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), e envolverá ainda as pastas da Saúde, da Segurança Pública e do Trabalho e Desenvolvimento Social. Isso porque a estratégia de enfrentamento à droga será intersetorial, com a implementação de ações não apenas em relação ao tratamento dos usuários e à repressão ao tráfico, mas também gerando oportunidades de reinserção social dos dependentes. Inicialmente, Porto Alegre será contemplada com a iniciativa federal. Já num segundo momento, a meta é expandir as ações para o Interior do Estado.

"Sabemos que são políticas sérias, de médio e longo prazo", afirmou o governador Tarso Genro, referindo-se aos resultados futuros. No mesmo sentido, a ministra Tereza Campello destacou a união dos entes federativos como um ponto positivo da estratégia. "É assim, sentando na mesma mesa e olhando nos olhos, que poderemos construir algo novo no combate ao crack, com a segurança, a saúde e a prevenção, trabalhando em conjunto", completou a ministra.

Coordenador do grupo que implementará as ações no Estado, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, elogiou as equipes que trabalharam no plano durante os dois dias. "Tanto os profissionais que vieram de Brasília quanto os dos órgãos estaduais demonstraram enorme conhecimento e capacidade, o que nos dá mais confiança de que teremos sucesso nesse desafio. Agora, é preciso dar as mãos e trabalhar", concluiu o secretário.

Da União vieram 38 técnicos para ajudar a elaborar o plano gaúcho, representando os ministérios da Justiça, da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além de profissionais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O próximo passo será a conclusão dos orçamentos e metas do programa, a partir dos diagnósticos e das iniciativas do Rio Grande do Sul no combate à droga. Essas definições devem ser finalizadas em março, quando o Estado assina sua adesão ao plano nacional.
 
Fonte - Governo do RS
L

Autor

lccomunic

Em: 14/02/2012, 22:00

Mais lidas
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila
Ação Solidária: Rifa Beneficente Mobiliza Comunidade em Apoio ao Tratamento de Bruna Camila

Toda a arrecadação será destinada a custear deslocamentos, hospedagem e despesas essenciais da família entre Santo Augusto e Ijuí.

Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155
Acidente envolvendo Saveiro e Fiesta deixa danos materiais na ERS-155

Colisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no km 72 da rodovia; PRE de Santo Augusto realizou o registro da ocorrência

Festival Novos Sons celebra o talento local e consagra sucesso de público em Santo Augusto
Festival Novos Sons celebra o talento local e consagra sucesso de público em Santo Augusto

Evento viabilizado pela Lei Aldir Blanc reuniu diversos estilos musicais e valorizou os talentos da região no último dia 22 de agosto

RS passa a exigir exame toxicológico para obtenção da primeira CNH a partir de setembro
RS passa a exigir exame toxicológico para obtenção da primeira CNH a partir de setembro

Medida aprovada pelo Congresso Nacional estende a obrigatoriedade do teste de drogas para os candidatos à habilitação nas categorias A e B

Últimas notícias
Rádio Querência altera grade de programação a partir desta sexta-feira devido ao Horário Eleitoral Gratuito
Rádio Querência altera grade de programação a partir desta sexta-feira devido ao Horário Eleitoral Gratuito

A partir desta sexta-feira, dia 28 de agosto, a Rádio Querência dá início à veiculação das propagandas eleitorais gratuitas e obrigatórias.

Piquete Sombra da Figueira e América FC preparam programação especial com homenagens para a Semana Farroupilha 2026
Piquete Sombra da Figueira e América FC preparam programação especial com homenagens para a Semana Farroupilha 2026

Programação contará com almoço festivo, Grenal de Bombachas e Gaitaço Livre na sede do América FC em Santo Augusto

Educação em debate: Santo Augusto inicia hoje a construção do Plano Municipal para a próxima década
Educação em debate: Santo Augusto inicia hoje a construção do Plano Municipal para a próxima década

Comunidade, educadores e autoridades se reúnem no auditório do Sicredi para diagnosticar o ensino atual e traçar as diretrizes da educação local até 2036.

Ausência de Lula na Expointer vira destaque em meio à presença de presidenciáveis em Esteio
Ausência de Lula na Expointer vira destaque em meio à presença de presidenciáveis em Esteio

Enquanto adversários políticos confirmam presença no Parque Assis Brasil, presidente reeditou histórico de baixa assiduidade na feira agropecuária gaúcha.

Comunidade de Costa do Turvo inicia venda de cucas e assados para a Festa de Nossa Senhora da Saúde
Comunidade de Costa do Turvo inicia venda de cucas e assados para a Festa de Nossa Senhora da Saúde

Programação da produção culinária se estende até sexta-feira; no domingo (30), a festa contará com missa, almoço festivo e animação do grupo Musical Universo.

Idoso de 73 anos morre após carro sair da pista em Sede Nova
Idoso de 73 anos morre após carro sair da pista em Sede Nova

Acidente ocorreu na noite de quarta-feira na via que conecta o município a Humaitá; vítima foi identificada como Ivo Seibel.