Rádio
Nenhum programa no ar
Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria
Fábio Brasil, nomeado assessor superior do prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), pediu demissão após uma reportagem da RBS TV revelar que ele passava o horário de expediente público trabalhando em sua própria transportadora. Apesar do salário de R$ 18 mil e da exigência de 40 horas semanais, o empresário não registrou presença na prefeitura em nenhum dia do mês de fevereiro, e funcionários do Executivo sequer o conheciam. Todas as suas faltas haviam sido abonadas.
Durante o monitoramento feito pela equipe de reportagem, Fábio foi encontrado na sede de sua empresa privada. Questionado, ele inicialmente negou a ausência no serviço público, mas, acreditando que a câmera estava desligada, admitiu que não frequentava a prefeitura e justificou sua nomeação como uma retribuição por um "trabalho de campanha muito forte". Ao ser informado sobre as gravações, declarou que abriria mão do cargo.
Repercussão e providências
O prefeito em exercício, Abmael de Oliveira (PL) — que substitui Airton Souza durante suas férias —, afirmou ter recebido a notícia com espanto e determinou a abertura imediata de uma sindicância. Em nota oficial, a Prefeitura de Canoas confirmou que Fábio Brasil foi desligado do quadro de funcionários no dia 10 de junho e ressaltou seu compromisso com a transparência pública.
O Ministério Público (MP) informou que ainda não recebeu uma denúncia formal sobre este episódio, mas destacou que condutas desse tipo podem configurar crime de falsidade ideológica. O caso vem à tona no mesmo mês em que denúncias de "funcionários fantasmas" atingiram as câmaras municipais de outras cidades da Região Metropolitana, como Lajeado, Guaíba, Alvorada e Viamão.
Autor
Bruno Vargas
Em: 17/06/2026, 19:12

A escolha de comprar em lugar x ou y é tão legítima quanto a manifestação política das pessoas

Recurso será aplicado na aquisição de equipamentos para qualificar os serviços de saúde e ampliar a capacidade de atendimento à população.

Imposto maior atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Colisão ocorreu por volta das 19h30, no cruzamento da Avenida Central com a Rua Mário Fucilini, na rótula da Culinária do Macedo.

Trecho de 23,85 quilômetros receberá pintura de faixas e instalação de placas

Chuva pode superar 100 milímetros, com rajadas acima de 100 km/h e queda de granizo; outros dois avisos meteorológicos abrangem todo o território gaúcho

Ao menos sete cidades confirmaram danos causados pela chuva




