Rádio
Nenhum programa no ar
Novos acadêmicos integram a programação do 1º Chá às Margens de 2026, fórum e sarau literário promovido pela Alenrio
A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) realizou, no sábado (30 de maio), a primeira edição de 2026 do tradicional fórum e sarau literário “Chá às Margens”. O encontro ocorreu em sua sede, no município de Tucunduva, e reuniu acadêmicos residentes em diversos municípios da região Noroeste para uma tarde de integração, homenagens e discussões sobre literatura.
A programação teve início com a apresentação dos neoacadêmicos Noé Teixeira Machado (São Luiz Gonzaga), Ivânio Dalagno e Roberto Mazzini Bordini (Três Passos) e Valentina Luiza Heldt (Tucunduva). Os novos membros, que tomarão posse oficial no dia 25 de julho, compartilharam suas respectivas produções com o público presente. Um dos momentos marcantes da integração foi a execução do Hino à Alenrio, com letra dos acadêmicos Renato Pereira e Tanize Tomasi, música de Danilo Fagundes e José Clademir Peterson Soares “Bimbo”, entoado por Noé Teixeira sob arranjo de acordeon.
— Pudemos sentir um pouco do que cada novo acadêmico poderá trazer para enriquecer a Academia — ponderou Tanize Tomasi, vice-presidente da Alenrio.
Durante o evento, cada membro titular recebeu um documento que servirá como passaporte literário para o registro oficial de suas atividades acadêmico-literárias. “O passaporte é a identidade oficial de cada acadêmico”, celebrou Eugênio Frizzo.
O encontro também abriu espaço para conferências e apresentações de obras dos membros da casa. O acadêmico Roque Aloisio Weschenfelder proferiu palestra na qual apresentou sua trajetória literária e promoveu uma breve reflexão sobre a influência de palavras inglesas no português cotidiano. Na sequência, Gretel Priebe detalhou o processo de criação de sua obra infantojuvenil As Aventuras de Micas (2025), publicada pela Editora Panaro.
O clima de entusiasmo e reconhecimento mútuo marcou os depoimentos dos participantes, que classificaram a reunião como histórica e um privilégio.
O presidente da Alenrio, Renato Pereira, destacou que o “Chá às Margens” se consolida por sua capacidade de abraçar e projetar as diversas expressões artísticas do noroeste gaúcho.
— Uns se vestem de prosa e poesia; outros expressam sua musicalidade e representam legitimamente o que é produzido na região; porém, quando analisados em sua constituição, percebe-se que possuem características estéticas, temáticas e filosóficas próprias de um movimento artístico-literário — ressaltou o presidente.
A próxima edição do “Chá às Margens” está prevista para ser realizada no mês de setembro.
Sobre a Alenrio
A Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio tem como missão cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura regional, reunindo escritores dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os acadêmicos são chamados de “imortais” e ocupam uma cadeira, seguindo a tradição da Academia Francesa, fundada em 1635. O conceito da outorga da “imortalidade” remete à lembrança e à valorização permanente do acadêmico no conjunto de escritores da região. É filiada à Academia Rio-Grandense de Letras, integra o Movimento Nacional ODS-RS e é Ponto de Cultura pela Política Nacional Cultura Viva; atualmente, conta com 24 membros titulares.
Autor
Maira Kempf
Em: 08/06/2026, 13:54

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida

Cerimônia ocorreu em frente ao Centro de Cultura Professor Benedito de Castro

Cerimônia ocorreu em frente ao Centro de Cultura Professor Benedito de Castro

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Região Celeiro recebe caravana com carreata do "time do Lula" neste sábado — passando por Santo Augusto, Três Passos e Tenente Portela — e abertura de comitê da chapa adversária no domingo.

Programação foi adiada em respeito à família de Hildo Roque Gottert, tradicionalista que marcou a história do município e foi patrão do CTG Pompílio Silva
