Santo Augusto inicia imunização de gestantes contra o vírus sincicial respiratório na próxima semana
Vacina será destinada a gestantes a partir da 28ª semana e protege bebês nos primeiros meses de vida contra bronquiolite
05/12/2025 15:34 por Maira kempf
Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF
Santo Augusto irá receber na segunda-feira (8) o primeiro lote da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável pelos casos de bronquiolite em bebês. A informação foi confirmada pela coordenadora do setor de imunizações, Patrícia Polo.
A vacinação começará já na próxima semana e será destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana. O município receberá 42 doses, enviadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul e repassadas aos municípios conforme o número de gestantes.
Na última quarta-feira (3), o Estado recebeu uma remessa de 32 mil doses, que estão sendo distribuídas para garantir o início da imunização ainda em dezembro.
A proteção é considerada estratégica, pois os anticorpos gerados pela vacina são transferidos da mãe para o bebê durante a gestação, oferecendo defesa nos primeiros seis meses de vida — período de maior vulnerabilidade para quadros graves de infecção e risco de internações. A aplicação será feita em dose única.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



