Julgamento dos quatro acusados pelo homicídio de Jarbas Heinle acontece na próxima quarta-feira (10)
Maicon Leandro Vieira Leite e Cloves de Oliveira são acusado de serem os mandantes do crime, enquanto Sérgio Ribeiro dos Santos e Matheus Gabriel Müller Merel, são acusado de serem os executores
05/12/2025 15:15 por Maira kempf
Foto: Arquivo Rádio Alto Uruguai
Após adiamento de um mês, a Sessão do Tribunal do Júri do julgamento dos quatro acusados pelo homicídio de Jarbas David Heinle, ex-secretário municipal de Saúde de Bom Progresso, acontece na manhã da próxima quarta-feira (10), às 9h30, na 1ª Vara da Comarca de Três Passos. Maicon Leandro Vieira Leite, vice-prefeito eleito na chapa do pai da vítima, Armindo David Heinle, é acusado de ser um dos mandantes do crime, juntamente a Cloves de Oliveira, candidato derrotado pelo pai da vítima nas eleições de 2020. Já Sérgio Ribeiro dos Santos e Matheus Gabriel Müller Merel, são os acusado de serem os executores.
O crime ocorreu na noite de 10 de setembro de 2022, quando Jarbas chegava na sua residência, na localidade de Linha Biriva, interior do município de Bom Progresso, após participar de uma confraternização com amigos. O agressor teria esperado a vítima dentro da garagem da residência e fez três disparos antes de fugir, que atingiram a cabeça, o peito, a clavícula e o braço da vítima, enquanto tentava sair do veículo.
Consta em depoimentos reunidos no inquérito da Polícia Civil de Três Passos que os mandantes ofereceram aos executores pagamento de até R$ 50 mil e promessa futura de emprego na Prefeitura de Bom Progresso, com salário de R$ 3 mil. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve a prisão preventiva dos dois executores, no entanto, os mandantes respondem ao processo em liberdade.
A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público em 2 de dezembro de 2022, por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, promessa de recompensa e recurso que dificultou a defesa da vítima), e os réus foram pronunciados em 20 de julho de 2024, decisão que levou o caso a julgamento pelo Tribunal do Júri que acontece na próxima semana.
A Rádio Alto Uruguai apurou que “a defesa de Cloves de Oliveira, patrocinada pelos advogados Emanuel Cardozo, Luiz Gustavo Lippi Sarmento e Sergio Luiz Fernandes Pires, informa que confia nos jurados das cidades de Três Passos, Bom Progresso, Tiradentes do Sul e Esperança do Sul, para o julgamento que se inicia no dia 10/12/2025, e tem a expectativa de que o Conselho de Sentença absolverá Cloves, que nem mesmo deveria ter sido investigado ou denunciado. Sua inocência é cristalina, sendo que desde o início respondeu a todos os atos do processo em liberdade”.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



