Rádio
Nenhum programa no ar
Caso Kiss: Justiça decide manter júri que condenou os quatro réus, mas reduz as penas
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu manter a validade do júri do Caso Kiss, mas reduziu as penas dos quatro condenados. O entendimento dos desembargadores foi adotado em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (26), durante julgamento de recursos da defesa dos réus. Ainda cabe recurso.
As defesas argumentaram que o resultado do julgamento que os condenou foi contrário às provas dos autos, ou seja, os jurados teriam decidido com base em provas que não estavam no processo.
— Não há dolo eventual de homicídio nessa situação (...) O julgamento contraria a totalidade da prova que demonstra que os quatro réus se importavam, sim, com aquelas vidas humanas, que tinham, sim, preocupação com aquelas vidas inocentes — argumentou Jader Marques, advogado de Elissandro Spohr, sócio da boate.
Em nome do Ministério Público, a procuradora Irene Soares Quadros, reforçou que "o Superior Tribunal de Justiça e até mesmo o Supremo Tribunal Federal já balizaram no sentido de que o julgamento não é contrário à prova dos autos".
Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Rosane Wanner da Silva Bordasch, manteve a compreensão anterior do Judiciário.
"Não havendo alteração na narrativa, que (a espuma) além de inflamável, era tóxica, não há razão para se concluir que a decisão dos jurados é contrária à prova dos autos", proferiu, completando que houve "o intuito de lucro em detrimento da segurança dos frequentadores".
A sessão teve a participação dos desembargadores Luciano André Losekann, que conduziu as atividades, Rosane Wanner da Silva Bordasch, Luiz Antônio Alves Capra e Viviane de Faria Miranda.
Eles decidiram que as penas dos réus são as seguintes:
- Elissandro Callegaro Spohr (sócio da boate): 12 anos (antes condenado a 22 anos e seis meses)
- Mauro Londero Hoffmann (sócio da boate): 12 anos (antes 19 anos e seis meses)
- Marcelo de Jesus dos Santos (músico): 11 anos (antes 18 anos)
- Luciano Bonilha Leão (auxiliar da banda): 11 anos (antes 18 anos)
Os quatro estão presos.
As defesas trataram o resultado como uma vitória.
— Vamos esperar a publicação do acórdão para avaliar se há algum recurso a ser adotado, se há algum ponto a ser esclarecido, mas, por enquanto, é aguardar o tempo de tramitação regular. Entendemos que foi uma decisão favorável, que faz jus à extensão da tragédia — disse Bruno Seligman de Menezes, advogado de Mauro Hoffmann.
Já o Ministério Público vai analisar o processo para definir se apresentará recurso.
Cerca de 50 familiares das vítimas acompanharam o julgamento. Na chegada, foram colocadas faixas com os nomes e os rostos dos mortos na tragédia.
Fonte: GZH
Autor
Dionata Menezes
Em: 26/08/2025, 13:34

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Acidente aconteceu por volta do meio-dia desta quarta-feira; vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Bom Pastor

De cantores e influenciadores a veteranos da política: saiba quais nomes conhecidos do grande público não conquistaram votos suficientes nas eleições deste ano.

Os primeiros resultados das seções eleitorais fora do Brasil mostram cenários divididos entre os principais candidatos, com forte movimentação de eleitores e longas filas em países europeus.

Candidato santo-augustense obteve mais de 83 mil votos, conquistou seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e reafirmou o compromisso com as pautas gaúchas.

Medida provisória libera R$ 7,5 bilhões em créditos extraordinários para conter a alta dos combustíveis, elevar subvenções e garantir o abastecimento interno em meio ao período eleitoral.

Promotoria considerou que não há elementos para uma ação judicial contra a fabricante; documento cita recolhimento voluntário de produtos e atuação da Anvisa.

Evento será realizado na Capela São Francisco, em comemoração ao Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. Comunidade também está mobilizada para arrecadar brinquedos.

A maior festa das etnias abre seus portões nesta sexta-feira (9) com novidades na infraestrutura, entrada gratuita em dias específicos e show nacional de MC Livinho para embalar o primeiro dia.

Detenção ocorreu após o desembarque da delegação gremista no Aeroporto Salgado Filho; profissional é investigado por descumprir medida protetiva solicitada pela ex-companheira.

Região de Rincão do São Miguel sofreu danos significativos na tarde desta quinta-feira (8); órgãos meteorológicos ainda avaliam a confirmação técnica do fenômeno, e não há registro de feridos até o momento.
