Inverno começa nesta sexta e deve ter temperaturas e chuvas dentro da média; veja como será a estação
Nova estação tem início às 23h42 da próxima sexta-feira (20) e se estenderá até as 15h19 de 22 de setembro.
19/06/2025 09:43 por Maira kempf

Frio e geada no Paraná — Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR
O inverno começa no fim desta semana e a previsão indica que a estação deve ter um padrão de chuva e temperatura bem mais dentro da normalidade do que o observado nos últimos anos.
A nova estação terá início às 23h42 da próxima sexta-feira (20) e se estenderá até as 15h19 de 22 de setembro.
Período de menor intensidade de radiação solar ao longo do ano, o inverno é caracterizado por temperaturas mais baixas e dias mais curtos.
A chuva tende a se concentrar principalmente na faixa litorânea do Nordeste e do Sudeste, com frentes frias oceânicas e um pouco mais intensas.
E em 2025, a tendência é que a estação não fuja muito desse padrão. De acordo com a Climatempo, a estação deve ter temperaturas próximas ao normal e chuva muito próxima da média, concentrada nas áreas litorâneas.
A situação deve ser muito diferente do observado em 2023 e 2024, quando o inverno foi de temperaturas acima da média e chuvas abaixo da média.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/H/pE5choS8eszyTaPUsfiQ/250616-info-previsao-inverno-01.jpg)
Previsão para o inverno. — Foto: Arte/g1
Segundo os meteorologistas, um ponto importante que influencia a expectativa de um inverno mais normal é a manutenção das condições de neutralidade no Oceano Pacífico.
"A tendência para os próximos meses é que a neutralidade se mantenha no Pacífico, com um viés mais frio. Não está prevista a configuração nem do El Niño, nem do La Niña", prevê a Climatempo.
Por outro lado, o aquecimento do Atlântico Tropical deve fazer com que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloque mais rapidamente para o norte, provocando um fim precoce do período chuvoso na faixa norte do Norte e do Nordeste.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão para os meses de inverno
Além da expectativa de chuvas e temperaturas mais dentro da média, os meteorologistas também detalham como o tempo deve ficar em cada mês do inverno.
Confira abaixa a previsão para o período:
Julho
- As temperaturas devem ficar acima da média (o que não significa que será um mês de calor). A previsão é de muita variabilidade de temperatura e dias de grande amplitude térmica.
- Regiões do interior do país, especialmente Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Piauí, devem ter condições de calor.
- No Sul e no Sudeste, o mês deve ser de quedas de temperaturas mais acentuadas se alternando com dias de máximas acima da média.
- Não há previsão de períodos muito duradouros de frio intenso.
- A chuva deve se concentrar nas áreas litorâneas, por conta das frentes frias oceânicas. Centro-Sul deve ter chuvas abaixo da média no mês.
- No Norte, as chuvas começam a reduzir de maneira expressiva e ficam mais escassas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/o/W4FPxbSomv9gIupQv0cw/250616-info-previsao-inverno-02.jpg)
Temperaturas nos meses de inverno. — Foto: Arte/g1
Agosto
- Mês deve ter frentes frias mais intensas, com chuvas levemente acima da média no Centro-Sul.
- De maneira geral, a chuva deve ficar entre a média e abaixo da média. Destaque para a parte norte da região Norte, que tem previsão de um mês especialmente seco.
- Regiões mais do interior do país devem ter temperaturas acima da média, com possibilidade, até, da configuração de alguma onda de calor.
- Sul e Sudeste devem ter condições de mais frio, com temperaturas abaixo da média.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/t/Y/RSwf8OSQK8Omi4jjdZ0g/250616-info-previsao-inverno-03.jpg)
Chuvas nos meses de inverno. — Foto: Arte/g1
Setembro
- Último mês do inverno deve ser de temperaturas um pouco acima da média em toda a região Centro-Oeste e também no Norte do país.
- Em boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste, as chuvas devem ficar entre a média e um pouco acima da média. No Sul, a tendência é índices abaixo da média.
- O fluxo de chuva deve aumentar no sul amazônico, com índices até acima da média.
- No restante do Norte, as condições devem ser mais secas do que a média, com o retorno da chuva de forma bem irregular.
G1
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.