Rádio
Nenhum programa no ar
Carazinho registra a primeira morte por febre chikungunya da história do RS e decreta situação de emergência
O município de Carazinho confirmou na noite de quinta-feira (3) a primeira morte por febre chikungunya da história do Rio Grande do Sul, segundo registros da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS). Não existe vacina contra a doença aprovada para uso na saúde pública no Brasil.
A vítima é um homem de 68 anos, com comorbidades, que morreu em 18 de março. A confirmação laboratorial da doença como causa do óbito só veio nesta quinta-feira, após análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Até o momento, Carazinho tem 100 casos confirmados e outros 41 em investigação, segundo dados municipais. Já a SES registra, oficialmente, 107 casos de febre chikungunya no RS, sendo 93 autóctones (contraídos dentro do Estado). Desses, 88 são de Carazinho e cinco de Salvador das Missões.
A diferença nos números se deve ao prazo de até três dias que os municípios têm para atualizar notificações no sistema estadual (Sinan Online).
Diante do avanço da doença, a prefeitura de Carazinho decretou situação de emergência, medida que permite acessar recursos extras para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika.
— Nossa equipe de gestão está viabilizando recursos federais e estaduais para potencializar ações que já começaram em fevereiro, como mutirões e fumacê — afirmou o prefeito João Pedro Albuquerque de Azevedo.
Ele assinou o decreto de emergência após a confirmação do óbito e o aumento exponencial de casos de chikungunya na cidade. O decreto municipal nº 48/2025 classifica a situação como epidemia e autoriza a contratação emergencial de serviços, aquisição de insumos e ampliação de atendimentos.
As medidas incluem campanhas de conscientização, vigilância ambiental e monitoramento de pacientes sintomáticos.
Fonte: GZH
Autor
Maira kempf
Em: 04/04/2025, 10:51

No entanto, não há registros de negligência aos cuidados da criança por conta do pai, na qual tinha a guarda da mesma

Incêndio ocorreu no início da manhã desta quinta-feira.

Claudia Kauani Basso Pommer estava sozinha em casa quando as chamas começaram; investigação apura circunstâncias do incêndio

Perícia vai apurar as causas do fogo em residência na saída para Inhacorá; criança morava com o pai

Lideranças municipais e Secretaria de Educação contestam fala do político, classificando-a como "irresponsável" e desconectada da realidade local.

Período foi divulgado nesta segunda. Serão pouco mais de dois meses para o contribuinte acertar as contas com o Leão.

A segunda-feira (16) começa com calor, mas frente fria atípica próxima ao Uruguai e ao norte da Argentina deve anunciar a chegada do outono ao Rio Grande do Sul.

São Jacó recebeu neste domingo uma grande festa esportiva

Lorena Alves Batista morreu na manhã deste sábado, causa da morte não foi informada.

Ex presidente continua internado na UTI do hospital DF STAR em Brasília.

