Polícia Civil inaugura Sala das Margaridas em Santo Augusto
O espaço é destinado ao acolhimento e atendimento especializado de mulheres vítimas de violência doméstica, proporcionando um ambiente humanizado e seguro.
20/03/2025 13:52 por Maira kempf

Foto: Andre Motta
Na tarde desta quinta-feira, 20 de março, foi inaugurada em Santo Augusto a primeira Sala das Margaridas no âmbito da 22ª Região Policial. O espaço é destinado ao acolhimento e atendimento especializado de mulheres vítimas de violência doméstica, proporcionando um ambiente humanizado e seguro.
A solenidade contou com a presença do Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cléber Souza, do Delegado Bruno Chaves, da Delegada Regional Cristiane de Moura e Silva Braucks, da Prefeita Lilian Fontoura Depiere, além de outras autoridades e representantes da comunidade.
Um espaço de acolhimento e proteção
A Sala das Margaridas foi viabilizada com o apoio do Grupo de Apoio à Polícia Civil de Santo Augusto (Gapocisa) e conta com um espaço específico para atender mulheres em situação de violência, além de um ambiente para crianças.
O Delegado Bruno Chaves destacou a importância do novo espaço:
"As vítimas vão encontrar respeito e proteção, que é o slogan da Sala das Margaridas. Todos os servidores estão capacitados para oferecer um atendimento especializado e garantir um suporte adequado para essas mulheres. Esse é um grande avanço para a segurança pública da região."
A Delegada Regional, Cristiane Braucks, ressaltou a redução dos índices de feminicídio na região e a importância da estrutura para ampliar a proteção às vítimas:
"Em 2022, tivemos quatro feminicídios na região. Em 2023, esse número caiu para dois. No ano passado e neste ano, até o momento, não houve nenhuma ocorrência desse crime. Atualmente, temos oito agressores monitorados por tornozeleira eletrônica e registramos uma média de 1.300 ocorrências de violência doméstica por ano, com cerca de 900 medidas protetivas expedidas."
O Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cléber Souza, falou sobre a satisfação de inaugurar este espaço na DP de Santo Augusto, um local adequado com atendimento policial especializado para acolher grupos vulneráveis, coibir esse tipo de crime, evitar a revitimização e encaminhar as vítimas com agilidade e segurança para a rede de proteção.
Já a Prefeita Lilian Fontoura Depiere frisou a parceria entre o poder público e a Polícia Civil para fortalecer a segurança no município:
"Temos trabalhado juntos para garantir melhorias na segurança pública, e esse é mais um avanço importante para a proteção das mulheres de Santo Augusto e região."
Expansão do projeto para outros municípios
A inauguração da Sala das Margaridas em Santo Augusto faz parte de um projeto que será estendido para outros municípios da 22ª Região Policial. Segundo a Polícia Civil, novas salas serão implementadas em Três Passos, Tenente Portela, Campo Novo e Chiapetta.
Após os pronunciamentos, ocorreu o desenlace da fita, marcando a inauguração oficial do espaço, que já está à disposição da comunidade para oferecer acolhimento e proteção às vítimas de violência doméstica.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.