Estiagem provoca queda de 30% na produção de soja do RS, indica balanço da Emater
O levantamento foi apresentado na 25ª edição da Expodireto, realizada em Não-Me-Toque, no Norte do RS.
12/03/2025 09:32 por Bruno Vargas

A estiagem provocou queda de 30,4% na produção de soja do Rio Grande do Sul, segundo balanço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O levantamento foi apresentado na 25ª edição da Expodireto, realizada em Não-Me-Toque, no Norte do RS.
A estimativa inicial da principal cultura de verão no estado previa que fossem colhidas 21,6 milhões de toneladas do grão. Atualização divulgada na manhã desta terça-feira (11) pela entidade aponta redução para 15 milhões de toneladas.
Na comparação com a safra anterior, também houve retração. Em 2024, foram 18,2 milhões de toneladas de soja colhidas, o que representa uma quebra de 17,4% em relação ao projetado para 2025.
Ao todo, o estado previa colher 35 milhões de toneladas de grãos. A estimativa caiu para 28 milhões de toneladas — uma redução de 20,1%.
- A principal quebra observada foi no feijão 2ª safra, com redução de 38,6%.
- Depois, aparecem soja (-30,4%), milho, (-10,2%) e feijão 1ª safra (-3,3%).
- O arroz foi o único grão a ter variação positiva (1,1%), segundo o levantamento.
G1 RS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.