Sede-novense é empossada como Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte
Brenda Rachel Lopes, de 26 anos, foi uma das 19 aprovadas no concurso público. Certame contou com 4.570 inscritos
04/03/2025 07:15 por Maira kempf

Brenda Lopes na solenidade de posse em Natal-RN. (Foto: Arquivo Pessoal)
A sede-novense Brenda Rachel Lopes, de 26 anos, tomou posse no mês passado como Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte. A solenidade ocorreu no último dia 19 de fevereiro, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, capital do estado, com a presença da governadora Fátima Bezerra. A jovem foi aprovada no concurso público promovido em 2024 pela Procuradoria Geral do Estado. As nomeações foram publicadas em janeiro deste ano.
O certame contou com 4.570 inscritos e apenas 19 vagas. “Quando saiu o resultado, a sensação foi de alívio e dever cumprido. Hoje, após a posse, o sentimento é de realização por estar colhendo aquilo que foi plantado”, comemora a nova procuradora.
Filha de Dalti Maria Lopes e Luís Valdocir Lopes (Dote), Brenda nasceu em Três de Maio, mas foi criada em Sede Nova. Formou-se em Direito pela Unijuí, campus Três Passos, em 2021; possui também pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública e Processo Civil.
“Com certeza a maior dificuldade do estudo para carreiras jurídicas é a abdicação Foram muitas confraternizações que precisei dizer não para alcançar meu objetivo”, comentou.
Preparação incluiu rotina intensa de estudos
Na primeira fase, os candidatos foram submetidos a uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha. Na ampla concorrência, apenas os 225 candidatos mais bem classificados foram convocados para a etapa seguinte, que consistiu em uma prova subjetiva com 10 questões e uma prova prática para elaboração de uma peça processual e um parecer. Por último, ocorreu a fase de títulos de caráter classificatório.
À reportagem da Rádio Alto Uruguai, Brenda compartilhou detalhes da preparação. “No meu caso, foram dois anos de muita dedicação e comprometimento com o que me propus a fazer. No início, conciliei o estudo para concursos com o exercício da advocacia privada, o que permitia estudar de 4 a 6 horas por dia. Depois, com o apoio da minha família, passei a me dedicar exclusivamente para os estudos, aumentando a carga horária para 8 horas diárias”.
“Claro que havia dias em que não conseguia estudar todo o período planejado, e também outros em que precisei intensificar ainda mais o foco em razão da proximidade das provas e extensão do conteúdo programático. Na PGE-RN, foi exigido o conhecimento de doutrina, legislação e jurisprudência sobre 12 disciplinas”, detalhou a sede-novense.
Brenda juntamente com os pais Dalti e Luís. (Foto: Arquivo pessoal)
Procurador do Estado defende os interesses do ente federativo
O Procurador do Estado é um advogado público, responsável por representar e defender os interesses jurídicos do ente federativo e, consequentemente, da coletividade. Exerce diversas funções como a representação e defesa judicial ou extrajudicial do ente público, o que inclui a cobrança da dívida ativa para a recuperação de créditos; e a consultoria e assessoramento jurídico dos órgãos estaduais, através de pareceres e orientações jurídicas, garantindo que suas decisões estejam de acordo com a legislação.
Brenda explica que, após a posse coletiva dos 19 aprovados, teve início o programa de acolhimento e estágio de adaptação, com a finalidade de promover a inserção, formação inicial e treinamento dos novos membros da carreira de Procurador do Estado. Somente após a conclusão do programa, os novos membros da carreira serão lotados nos respectivos setores.
Família desempenhou papel crucial
Brenda faz questão de salientar o papel da família nesse processo. “Acredito que ninguém consegue ir muito longe sozinho. No mundo dos concursos não é diferente. Durante todo o período de estudo, tive o suporte material e emocional da minha familía, que compreendeu a necessidade da minha ausência na vida cotidiana e em confraternizações especiais”.
A nova Procuradora do Estado do Rio Grande do Norte também deixou uma mensagem aos jovens da região que sonham com grandes conquistas.
“Gostaria de dizer para os jovens da nossa região que é possível alcançar os nossos objetivos, por mais distantes que eles pareçam estar. Isso não significa que será fácil ou rápido. Pelo contrário, grandes conquistas exigem muita dedicação e perseverança. Mas acreditar que é possével alcançar os nossos objetivos é o primeiro e o principal passo para a sua concretização.”
Fonte: Rádio Alto Uruguai
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.