Operação da PolÃcia Civil apreende mais de 5 mil quilos de sementes em Giruá
As sementes estavam armazenadas em bags dentro de um depósito aparentemente irregular, localizado na zona urbana do municÃpio.
24/02/2025 10:05 por redação

A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Santo Ângelo, e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação realizaram uma ação conjunta em Giruá, na manhã de sexta-feira (21) que resultou na apreensão e suspensão da comercialização e uso de 5.230 quilos de sementes, estimadas em aproximadamente R$ 100 mil.
As sementes estavam armazenadas em bags dentro de um depósito aparentemente irregular, localizado na zona urbana do município. A ação foi motivada por uma investigação preliminar conduzida pela Delegacia, que já vinha recebendo denúncias de produtores rurais da região sobre a possível comercialização irregular do material.
RISCOS DO USO
A comercialização clandestina de sementes representa uma ameaça significativa para a agricultura, o meio ambiente, a economia e a saúde pública. De acordo com um relatório técnico da Secretaria, o uso de sementes ilegais pode facilitar a disseminação de doenças, pragas, espécies invasoras e genes de resistência a herbicidas, comprometendo lavouras e a biodiversidade.
Além disso, a baixa qualidade das sementes irregulares pode gerar perdas de produtividade e prejuízos financeiros aos agricultores, que não podem contratar seguro agrícola para cultivos ilegais. O impacto se estende também ao setor tributário, com a sonegação de impostos e o não recolhimento de royalties, prejudicando tanto o governo quanto empresas que atuam dentro da legalidade.
INVESTIGAÇÕES SEGUEM
A Delegacia segue com as investigações para identificar os responsáveis pela comercialização das sementes irregulares e possíveis outros casos semelhantes na região. A Polícia Civil reforça a importância da fiscalização e do combate a esse tipo de crime, garantindo a segurança fitossanitária, econômica e ambiental da atividade agrícola.
Fonte:Â PolÃcia Civil
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.