Ajuricaba confirma caso de coqueluche e reforça importância da vacinação
O caso suspeito foi notificado na primeira semana epidemiológica de 2025, e a Vigilância Epidemiológica local tomou medidas imediatas, incluindo a realização de exames e o monitoramento dos contatos próximos ao paciente
28/01/2025 08:08 por redação

Foto: Prefeitura/ Divulgação
A Secretaria de Saúde de Ajuricaba confirmou, na semana passada, um caso de coqueluche no município. A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada por bactéria, caracterizada por crises de tosse seca.
O caso suspeito foi notificado na primeira semana epidemiológica de 2025, e a Vigilância Epidemiológica local tomou medidas imediatas, incluindo a realização de exames e o monitoramento dos contatos próximos ao paciente. Tanto o paciente quanto seus contatos receberam tratamento profilático, e as cadernetas de vacinação foram revisadas e estão sendo atualizadas.
A transmissão da coqueluche ocorre por meio de gotículas respiratórias expelidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, tornando a propagação da doença fácil, especialmente entre bebês com até seis meses e pessoas imunocomprometidas. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Anelise Schneider, alerta que a presença de um caso positivo indica a circulação da bactéria no município e enfatiza que a única forma de prevenção é manter as doses da vacina dTpa (que previne difteria, tétano e coqueluche) em dia.
Ela destaca a importância de, neste período de volta às aulas, os pais revisarem as cadernetas de vacinação das crianças para garantir que todas as doses estejam atualizadas. Gestantes a partir de 32 semanas também devem receber a dose de reforço da dTpa para proteger o bebê durante e após os primeiros meses de vida.
Desde 2015, observa-se uma queda na cobertura vacinal entre menores de 5 anos no Brasil, o que facilita o retorno de doenças anteriormente erradicadas. A Prefeitura de Ajuricaba e a Vigilância Epidemiológica continuam monitorando a situação e orientam a população a manter as vacinas em dia para prevenir surtos da doença.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.