Hospital de Caridade de Três Passos realiza primeira captação de órgãos de 2025
Esta foi a sétima captação desde o credenciamento do hospital no Sistema Nacional de Transplantes, em 2011
15/01/2025 10:03 por Maira kempf
Foto: Reprodução
No domingo, 12 de janeiro de 2025, o Hospital de Caridade de Três Passos realizou sua primeira captação de órgãos do ano, com o apoio da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul. O paciente, um homem de 50 anos, teve a morte encefálica diagnosticada na tarde de 11 de janeiro. Após autorização familiar, foram captados rins e córneas. A captação foi realizada pela equipe do cirurgião Dr. Guillermo Kiss, que veio de Porto Alegre, com o apoio de diversos profissionais da instituição.
Esta foi a sétima captação desde o credenciamento do hospital no Sistema Nacional de Transplantes, em 2011. A doação foi facilitada pela manifestação em vida do desejo de doar órgãos, o que ajudou a família a tomar a decisão, mesmo em meio ao luto. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), coordenada pela enfermeira Elizabete Nied, foi responsável por todo o protocolo.
O hospital também recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos, que organizou o transporte da equipe de transplantes até o município, e da Coordenadoria de Saúde, que auxiliou no processo.
A última captação de órgãos no Hospital de Caridade de Três Passos havia ocorrido em janeiro de 2019.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.