Rádio
Nenhum programa no ar
VÍDEO: câmera flagra onça-pintada caçando cão em parque estadual no RS
As câmeras de monitoramento da fauna no Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, flagraram uma onça-pintada caçando um cão como presa (veja vídeo abaixo). Caso aconteceu no dia 23 de setembro.
O Turvo é o último refúgio da onça-pintada no território gaúcho. Recentemente, um estudo apontou que só existe um animal circulando pelo parque.
As presas naturais do felino são capivaras, queixadas e catetos (duas espécies de porco do mato), veados e antas, animais que habitam o parque de forma nativa.
No entanto, o vídeo mostra que a presa da onça não foi um desses silvestres, mas sim um cachorro doméstico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/h/E/Qs5CClQkm7j1D4JVvsJA/onca-cachorro-bdrg-0910-2-.mp4-frame-10.png)
Onça-pintada caça cão em parque estadual no RS — Foto: Divulgação/ Parque Estadual do Turvo
O aparecimento de cachorros na área de preservação tem sido recorrente, de acordo com os guardas do parque. Em alguns casos, esses cães pertencem a caçadores, uma prática que é proibida no local.
A diretora de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Cátia Gonçalves, explica que a invasão de animais domésticos no parque causam riscos a biodiversidade.
"A presença de animais domésticos dentro das unidades de conservação aumenta o risco, inclusive, de doenças para os animais silvestres, que são alvo de proteção das unidades. Então, quando a gente observa cães e gatos dentro das unidades de conservação isso sempre liga um alerta para todos os gestores de unidades de conservação", explicou Cátia.
A orientação da diretora é de que os donos "mantenham uma tutoria ainda mais observada para evitar que esse animal fuja das suas casas e entre dentro das unidades de conservação, aumentando o risco de doenças e até mesmo de ser predado".
Parque Estadual do Turvo — Foto: Norberto Jaeger/ Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS
Fonte: G1/RS
Autor
Maira kempf
Em: 10/10/2024, 06:08

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Vítima era passageira de um dos veículos; outros três ocupantes foram hospitalizados e rodovia chegou a ser totalmente interditada

Plantação de canola de 80 hectares da família Bordignon foi totalmente debulhada pelo granizo, enquanto o trigo também registra perdas severas de até 90%.

Câmeras de videomonitoramento registraram a ação durante a madrugada deste domingo (27)

Município volta a sofrer com tempestade severa apenas dois meses após último desastre climático; equipes de resgate já atuam no local.

Veículo colidiu contra o Posto Novo Horizonte na noite deste sábado (3); câmeras de segurança registraram o fato.

Posse definitiva deve acontecer após o período eleitoral

Emissora prepara programação especial com unidade móvel, boletins e apuração em tempo real direto do cartório eleitoral para Santo Augusto e região.

Proposta que acaba com a escala de seis dias trabalhados para um de folga foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio

Operação especial para o próximo domingo (04/10) contará com mais de 8 mil policiais de reforço

Pré-matrículas para o ano letivo de 2027 podem ser realizadas até 6 de novembro; nesta etapa, famílias devem solicitar a vaga e indicar as escolas de preferência
