Santo Augusto foi sede da Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Celeiro
Conferência elegeu delegados do poder público e da sociedade civil para a etapa estadual
07/12/2023 11:46 por redação
Fotos: Luciano Ilgenfritz, Marcio Fontoura, Celso Perussato
Santo Augusto sediou na última quarta-feira (06), no Auditório da Sicredi, a Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Celeiro – Circe 2023. O evento reuniu mais de uma centena de agentes culturais e gestores de Santo Augusto, Braga, Coronel Bicaco, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Três Passos e Vista Gaúcha, com o objetivo de discutir o tema “Democracia e Direitos à Cultura”.
Durante as falas de abertura, a prefeita Lilian ressaltou a importância da reestruturação da pasta da cultura em Santo Augusto, a partir de uma equipe técnica e em uma secretaria própria e comunicou que está em andamento a elaboração do projeto para construção de um teatro no município, para uso dos artistas e fazedores de cultura de toda a região.
“Os municípios desempenham um papel fundamental de acesso aos direitos culturais, já que fazer cultura não é um favor e sim um direito de todos”, afirmou a professora Dorotéa Schaeffer, Secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Santo Augusto.
A Conferência resultou na eleição de cinco delegados para participar da 6ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá em Porto Alegre, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024. Clóvis Baraldi Machado (Três Passos), Tania Marisel dos Santos (Santo Augusto) e Rafael de Oliveira Rodrigues (Três Passos) foram eleitos delegados titulares, representando a sociedade civil; Vanessa Schumacher (Crissiumal) e Renato Pereira (Santo Augusto), representarão o poder público, totalizando 5 (cinco) delegados, em quantitativo definido nos termos do Anexo III da Portaria n° 45/2023 do Ministério da Cultura. Aos municípios que estão com adesão ao Sistema Estadual de Cultura, é garantida a indicação de mais 1 (um) gestor municipal, e 2 (dois) conselheiros municipais de cultura.
“A Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Celeiro representou importante espaço de diálogo e troca de experiências. Foi possível perceber a diversidade de ideias e proposições registrados durante as escutas, propostas de deliberação, moções e eleição dos delegados” destacou o professor Renato Pereira, Presidente da Conferência e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santo Augusto.
O tema central da palestra “Democracia e Direitos à Cultura”, debatido por Ruben Francisco de Oliveira, Coordenador do Sistema Estadual de Cultura, proporcionou discutir a garantia ao acesso à cultura de forma democrática e inclusiva, fortalecendo os municípios participantes. “Hoje a cultura é um espaço para cuidar das pessoas”, pontuou o palestrante.
Conferência Intermunicipal
Instituída pela Portaria n.º 27.648, de 28 de novembro de 2023, a Conferência Intermunicipal de Cultura da Região Celeiro – Circe 2023, com sede no município de Santo Augusto, foi convocada em conformidade com a Portaria do Ministério da Cultura (MinC) nº 45, de 14 de julho de 2023 e constitui-se em instância de participação social que tem por atribuição a avaliação da política pública da Cultura e a definição de diretrizes para o Plano Nacional de Cultura e o aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Por: Comunicação SECUTE
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.