Pai e dois filhos gaúchos são mortos no Piauí
Corpos das vítimas de chacina no Piauí são velados em Salto do Jacuí
26/04/2023 08:29 por André Motta
Pai, dois filhos e um funcionário são assassinados em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí — Foto: g1 Piauí
Os corpos de três das quatro vítimas da chacina em uma residência em Baixa Grande, no Sul do Piauí, estão sendo velados no Ginásio Municipal de Salto do Jacuí, na Região Central do Rio Grande do Sul, na noite desta terça-feira (25). Os agricultores Luiz Pedro Dalcin e os dois filhos dele, Luiz Antônio Dalcin e Gustavo Dalcin, foram assassinados no domingo (23), no terraço da casa onde moravam.
Também foi morto a tiros o operador de máquinas Leonilton Sousa da Silva, natural do Maranhão. Os corpos foram liberados na segunda-feira (24).
Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Salto do Jacuí manifestou pesar pelas mortes. ''Nosso respeito e solidariedade à família Dalcin'', diz a postagem.
De acordo com Cassio Dalcin, filho de Luiz Pedro e irmão de Luiz Antônio e Gustavo, o enterro está previsto para ocorrer na quarta-feira (26) em Estrela Velha, município vizinho de Salto do Jacuí.
''Primeiro, vamos dar um velório e enterro justo para eles. Depois, deixamos para Justiça ver'', diz o familiar das vítimas.
Luiz Pedro deixa Cassio e uma filha. Luiz Antônio deixa dois filhos. Gustavo deixa uma filha.
Investigação
Na manhã desta terça, um suspeito de participar do crime foi preso. Ele teria emprestado as armas que foram usadas pelos autores da chacina. Outros três suspeitos estão sendo procurados.
De acordo com o delegado Matheus Zanatta, o massacre foi uma vingança de um dos suspeitos contra a família assassinada. O homem apontado como mandante da chacina teria encomendado o crime para vingar a morte de um familiar, que faleceu na propriedade das vítimas.
Ainda conforme a investigação, o suspeito teria ficado irritado por acreditar que a família demorou para comunicar a morte às autoridades competentes. Então, ele processou a família Dalcin, em busca de indenização. Depois, o homem e os agricultores começaram a trocar ameaças.
Segundo Zanatta, o mandante teria participado do crime dirigindo o veículo. Dois outros homens teriam executado as quatro vítimas. Os três suspeitos foram identificados e têm mandados de prisão já expedidos pela Justiça.
Quem são as vítimas
O pai, Luiz Pedro Dalcin, é natural de Sobradinho. Os filhos nasceram na cidade de Arroio do Tigre, também no RS. Já Leonilton Sousa é natural de Balsas, no Maranhão.
Segundo Cassio Dalcin, de 33 anos, os familiares foram para o Piauí em 2019. Por lá, trabalharam com produção e colheita de soja e feijão. Ele diz que conversava com o pai pelo menos uma vez por semana.
''Uma pessoa muito correta, construiu tudo do zero, trabalhando. Nunca tentou passar por cima de ninguém'', relembrou o filho da vítima.
G1/RS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.