ATUALIZADA Criança Santo-augustense que levou choque elétrico em cabo de alta tensão segue internada em Porto Alegre
Weslley já passou por 8 procedimentos cirúrgicos e campanha de ajuda foi lançada. Saiba como ajudar.
05/04/2023 10:27 por André Motta
Foto - André Motta
No último dia 31 de março, uma criança teve partes do corpo queimado após receber uma descarga elétrica de um fio de alta tensão que cruza próximo à sacada de onde a família reside na esquina da Av. do Comércio com a Rua Vicente Silva.
A reportagem da Rádio Querência entrou em contato com o pai de Weslley B. Prestes da Silva, Maurício Prestes, onde ele nos relatou mais detalhes sobre o ocorrido.
Ele contou que estava concluindo a mudança para este novo endereço na sexta-feira, 31 de março, momento em que precisou deslocar-se até a sua empresa para pegar suas outras duas filhas. Teria convidado Wesley para ir com ele, o mesmo preferiu ficar em casa. Neste momento, ao ir até a sacada do apartamento, por motivo ainda desconhecido, acabou encostando um bastão de cortina no cabo de alta tensão. A criança recebeu uma forte carga de eletricidade no corpo vindo a sofrer diversos ferimentos e queimaduras de alto grau.
No apartamento estavam, além da criança, a avó e também a babá da casa. Esta relatou que estava preparando o almoço, quando ouviu um forte barulho na sacada e ao chegar no local, viu Weslley desmaiado no chão. Ela desceu imediatamente até uma loja nas proximidades para pedir ajuda. Sem entender ainda o que de fato teria acontecido, foram desligado todos os disjuntores do prédio, porém, logo após se percebeu que o menino teria encostado nos fios de alta tensão que passam muito próximos da sacada do apartamento.
Ele foi levado ao Hospital Bom Pastor de Santo Augusto e foi transferido, devido à gravidade das lesões para HPS em Porto Alegre. O pai afirmou que recebeu nenhum auxílio ou contato por parte da prefeitura.
Weslley completará 10 anos dia 13 de abril. O menino já passou por oito procedimentos cirúrgicos e nesta quarta-feira fará o nono.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE
A Secretária de saúde Carolina Reinehr entrou em contato com a Rádio Querência e explicou que todo o auxílio necessário foi feito. Ela afirmou que nenhum familiar entrou em contato pedindo ajuda, a própria SMS (Secretaria Municipal de Saúde) providenciou todo o apoio desde encaminhamentos junto ao Hospital Bom Pastor, bem como todo o processo de transferência do menor até o tratamento de saúde em Porto Alegre.
Por outro lado, colocou-se a disposição para o que for necessário que o município possa contribuir.
SAIBA COMO AJUDAR
Uma iniciativa de populares criou uma campanha de arrecadação de valores que circula em grupos de redes sociais da cidade. O tratamento deve ser longo e com muitas intervenções médicas pela frente. Maurício relatou que já fez pelo menos 4 viagens a Porto Alegre.
Foi disponibilizada uma chave Pix que está em nome da empresa de Maurício. Ele também pede que a população o ajude com orações a fim da plena recuperação de Weslley. A chave é o CPNJ, n° 47822690/0001-28 em nome de Transportes Betel.
A reportagem esteve no local do acidente, onde pudemos constatar que os fios de alta tensão passam bem em frente as sacadas do prédio, no mesmo nível. A distância é de aproximadamente dois metros.
Tentamos contato com a RGE, que é a companhia de energia responsável pela rede, mas não conseguimos um posicionamento oficial da empresa com relação ao acidente e nem sobre a situação da rede elétrica, para saber se está dentro dos padrões.
Os moradores do prédio irão buscar junto a companhia de energia uma maneira para tentar evitar que novos acidentes aconteçam. Pode ser um pedido de afastamento da rede ou a possibilidade de colocar fios protegidos no local.
Segundo incidente na mesma rede elétrica.
Em novembro de 2018, na mesma rede elétrica, ocorreu um incidente parecido. Um homem estava realizando o trabalho de pintura no prédio de um restaurante e por alguns momentos de descuido, teria encostado o bastão nos fios de energia elétrica, causando queimaduras graves no braço e peito.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.