Incêndio atinge área de 500 hectares do Banhado Bororé, em São Borja
O banhado abriga animais como aves, tatus, javalis, capivaras e répteis, principalmente cobras.
14/03/2023 14:00 por Bruno Vargas
CBM/ Divulgação
Um incêndio de grandes proporções atinge, desde sexta-feira (10), uma área de 500 hectares no Banhado do Bororé, uma área alagadiça de preservação permanente em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o fogo seguia ativo nesta terça-feira (14).
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar apura as causas do incêndio.
Bombeiros de São Borja recebem apoio da guarnição de Itaqui e de produtores rurais da região. Ao todo, sete viaturas e 18 pessoas atuam no combate às chamas.
Os trabalhos são feitos sem o uso de água, com batedores e assopradores, espumas, técnicas de contra fogo e aceiros, que são faixas de terra abertas para que o fogo não se espalhe pela vegetação.
A região da Fronteira Oeste apresenta cerca de 10% de água no solo. A baixa umidade propicia que o fogo se alastre.
A área total do banhado é de 800 hectares, no bioma Pampa. O espaço fica localizado a cerca de 30 km do centro de São Borja, entre o município e Maçambará. O banhado abriga animais como aves, tatus, javalis, capivaras e répteis, principalmente cobras.
G1 RS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.