Rádio
Nenhum programa no ar
Inflação avança 0,87% em agosto, maior alta para o mês em 21 anos
A inflação oficial de preços no Brasil saltou 0,87% no mês de agosto. A alta é a maior para o mês desde 2000, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) representa uma desaceleração em relação à variação de 0,96% nos preços no mês de julho.
Com a nova variação positiva, o índice oficial de preços agora acumula uma alta de 9,68% nos 12 meses encerrados em agosto, patamar mais de 4 pontos percentuais superior ao teto da meta estabelecida pelo governo para o IPCA deste ano, de 5,25%. Nos oito primeiros meses do ano, a variação do índice é de 5,67%.
A inflação do mês foi novamente influenciada pelo preço dos combustíveis, com destaque para o etanol (+4,5%), gasolina (+2,8%), gás veicular (2,06%) e óleo diesel (1,79%). Os avanços fizeram dos transportes o grupo com a maior alta de preços do período, de 1,46%.
André Filipe Guedes Almeida, analista responsável pela pesquisa, explica que o preço da gasolina segue influenciado pelos reajustes aplicados nas refinarias de acordo com a política de preços da Petrobras.
“O dólar, os preços no mercado internacional e o encarecimento dos biocombustíveis são fatores que influenciam os custos, o que acaba sendo repassado ao consumidor final”, ressalta ele. No ano, a gasolina acumula alta de 31,09%, o etanol de 40,75% e o diesel de 28,02%.
Ainda no campo dos transportes, o preço dos veículos usados (+1,98%), novos (+1,79%) e as motocicletas (+1,01%) permaneceram em elevação. Nos transportes públicos (-1,21%), as passagens aéreas caíram 10,69%. Já os preços do transporte por aplicativo subiram 3,06%.
As contas de luz, por sua vez, subiram em ritmo menor e registraram alta de 1,10% no mês passado. Almeida atribui o resultado aos reajustes tarifários em Vitória, Belém e em uma das concessionárias em São Paulo, além da manutenção da bandeira vermelha patamar 2, que adiciona R$ 9,492 a cada 100 kWh consumidos.
Alimentos e bebidas.
O segundo maior impacto do mês no bolso dos consumidores partiu do avanço de 1,39% no preço dos alimentos e bebidas, que, deferentemente do índice geral, acelerou em relação ao avanço de 0,6% registrado no mês de julho.
A variação positiva ocorre com a alta de 1,63% no custo da alimentação ´dentro de casa, motivada pelo salto nos preços da batata-inglesa (+19,91%), do café moído (+7,51%), do frango em pedaços (+4,47%), das frutas (3,90%) e das carnes (+0,63%). Por outro lado, a cebola (-3,71%) e o arroz (-2,09%) ficaram mais baratos.
Já na alimentação fora do domicílio (+0,76%), os destaques ficaram por conta do lanche (+1,33%) e da refeição (+0,57%), cujos preços haviam subido, respectivamente, 0,16% e 0,04% em julho.
Fonte: Correio do Povo
Autor
André Motta
Em: 09/09/2021, 05:58

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida

Cerimônia ocorreu em frente ao Centro de Cultura Professor Benedito de Castro

Cerimônia ocorreu em frente ao Centro de Cultura Professor Benedito de Castro

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Região Celeiro recebe caravana com carreata do "time do Lula" neste sábado — passando por Santo Augusto, Três Passos e Tenente Portela — e abertura de comitê da chapa adversária no domingo.

Programação foi adiada em respeito à família de Hildo Roque Gottert, tradicionalista que marcou a história do município e foi patrão do CTG Pompílio Silva
