Rádio Querência

Por 11 a 0, STF autoriza realização da Copa América no Brasil

Ministros rejeitaram duas ações que pediam a suspensão do torneio no país, que começa no próximo domingo
Por 11 a 0, STF autoriza realização da Copa América no Brasil
Seleção estreia no domingo, às 18h, contra a Venezuela | Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação / CP

Por 11 a 0, o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou, na quinta-feira, a realização da Copa América no país. O evento esportivo está marcado para começar no próximo domingo, às 18h, com a partida entre Brasil e Venezuela.

A votação sobre o tema ocorreu de maneira virtual. O pedido da sessão foi feito pela ministra Cármen Lúcia, relatora de dois processos, movidos pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, contrários à realização do evento em meio à pandemia de Covid-19. A magistrada rejeitou os pedidos por questões processuais e foi acompanhada pelos demais ministros.

Plano anticovid

A realização da Copa América no Brasil é alvo de uma terceira ação, feita pelo PT. Relator da petição, o ministro Ricardo Lewandowski se mostrou favorável à competição, mas cobrou um plano, antes do início do torneio, para a realização do evento em território nacional.

Em seu parecer, Lewandowski requer que o governo federal divulgue e apresente um "plano compreensivo e circunstanciado" sobre estratégias e ações que está colocando em prática para a realização segura da Copa América e requer atenção especial às medidas para impedir o avanço da Covid-19. O ministro Edson Fachin acompanhou o magistrado sobre o plano anticovid.

Nessa ação, o placar ficou em 5 a 6, portanto, a ação foi invalidada, e o torneio permanece, sem o plano anticovid.

O evento esportivo está marcado para começar no próximo domingo, às 18h, com a partida entre Brasil e Venezuela. A final do torneio está marcada para o dia 10 de julho.

 

Fonte: CP

E

Autor

Ed Júnior

Em: 11/06/2021, 06:04

Mais lidas
 Listas de boicote a empresas de esquerda podem gerar punições na Justiça, diz promotor
Listas de boicote a empresas de esquerda podem gerar punições na Justiça, diz promotor

A escolha de comprar em lugar x ou y é tão legítima quanto a manifestação política das pessoas

Hospital Bom Pastor de Santo Augusto receberá R$ 500 mil destinados pelo deputado Ernani Polo
Hospital Bom Pastor de Santo Augusto receberá R$ 500 mil destinados pelo deputado Ernani Polo

Recurso será aplicado na aquisição de equipamentos para qualificar os serviços de saúde e ampliar a capacidade de atendimento à população.

Estados aprovam aumento do ICMS sobre combustíveis
Estados aprovam aumento do ICMS sobre combustíveis

Imposto maior atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Mulher fica ferida em acidente envolvendo carro e motocicleta em Santo Augusto
Mulher fica ferida em acidente envolvendo carro e motocicleta em Santo Augusto

Colisão ocorreu por volta das 19h30, no cruzamento da Avenida Central com a Rua Mário Fucilini, na rótula da Culinária do Macedo.