Rádio Querência

Senado autoriza produção de vacina na indústria veterinária

Estruturas devem cumprir normas sanitárias e exigências de biossegurança à produção de imunizantes humanos
Senado autoriza produção de vacina na indústria veterinária
Texto autoriza produção de vacina contra Covid-19 | Foto: Nicolas Asfouri / AFP / CP

O plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade, na terça-feira, projeto de lei que autoriza fábricas de imunizantes de uso veterinário a produzirem vacinas contra a Covid-19.

De acordo com o texto, os estabelecimentos que fabricam produtos de uso veterinário poderão ser temporariamente autorizados a produzir vacinas contra a Covid-19, desde que cumpram todas as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos locais destinados à produção de imunizantes humanos.

Todas as fases relacionadas à produção, ao envasamento, à etiquetagem, à embalagem e ao armazenamento de vacinas para uso humano deverão, segundo o projeto, ser realizadas em dependências fisicamente separadas daquelas que, numa mesma fábrica, porventura ainda estejam sendo utilizadas para fabricação de produtos de uso veterinário.

Pela matéria, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deverá priorizar a análise dos pedidos de autorização para que os estabelecimentos produzam vacinas contra a Covid-19, assim como na análise do licenciamento dos imunizantes produzidos por eles.

“Em documento datado de 22 de março, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal afirma que aquela indústria dispõe de três plantas de nível NB3+ de biossegurança, com capacidade já instalada para produzir vacinas humanas e, assim, atender a toda a demanda por vacina do País, com produção completamente interna”, afirma o senador Wellington Fagundes (PL-MT), autor da proposta.

“Afirma, ainda, que a indústria de saúde animal detém a tecnologia necessária paro o cultivo, inativação e preparo de vacinas de vírus inativados, como é o caso de algumas das vacinas contra o novo coronavírus”, acrescenta.

Fonte: CP

E

Autor

Ed Junior

Em: 28/04/2021, 05:12

Últimas notícias
Grave acidente na RSC-472 deixa dois jovens mortos em Três Passos
Grave acidente na RSC-472 deixa dois jovens mortos em Três Passos

Veículo saiu da pista e colidiu contra árvores na madrugada deste domingo; adolescente de 15 anos sobreviveu à batida e conseguiu pedir socorro.

Bebê de 11 meses sofre queimaduras de segundo grau durante banho em Emei de Campo Bom
Bebê de 11 meses sofre queimaduras de segundo grau durante banho em Emei de Campo Bom

Caso ocorreu na sexta-feira (10) e está sendo investigado pela Polícia Civil; prefeitura lamentou o episódio e informou que acompanha a situação

América FC vence o Flamengo de Crissiumal e garante vaga nas quartas de final da Copa das Regiões
América FC vence o Flamengo de Crissiumal e garante vaga nas quartas de final da Copa das Regiões

Jogando no Ninho da Águia, equipe santo-augustense despachou o atual vice-campeão do torneio por 3 a 1. Os confrontos da próxima fase serão definidos por sorteio.

Presidente do Canto Nativo participa do programa Sábado Bom Demais e fala sobre a 17ª edição do festival
Presidente do Canto Nativo participa do programa Sábado Bom Demais e fala sobre a 17ª edição do festival

Jeferson Edegar da Silva participou do programa Sábado Bom Demais, conduzido por Fernando Almeida, e falou sobre os preparativos, a programação e as expectativas para a 17ª edição do festival em Santo Augusto.

Morre Jayden Adams, meia da seleção da África do Sul aos 25 anos
Morre Jayden Adams, meia da seleção da África do Sul aos 25 anos

Jogador que disputou a Copa do Mundo de 2026 foi encontrado morto na Cidade do Cabo; polícia investiga as circunstâncias do caso

Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio
Polícia Civil prende pastor de 36 anos suspeito de abuso sexual contra criança de 3 anos em Três de Maio

Homem foi preso na manhã desta sexta-feira (10) e atuava como recreacionista na igreja; vítima é filha de casal de pastores que denunciou o caso