Sem cogestão, Santo Augusto está em bandeira vermelha
Entre 20h e 05 horas todos os estabelecimentos deverão estar fechados, com exceção dos serviços essenciais. Bares e lancherias só poderão atender com tele entrega ou pegue e leve
23/02/2021 15:21 por Maira Kempf

Foto: Gilmar de Oliveira Machado
Santo Augusto foi classificado em bandeira vermelha no Mapa do Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul devido ao aumento de casos de Covid-19, no município e na região. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o município não pode adotar os protocolos da cogestão, que permitiria flexibilização em algumas situações.
Além disso, também está em vigor o Decreto Estadual n.º 55.769, de 22 de fevereiro de 2021, que instituiu a suspensão geral de atividades no período noturno para reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a propagação do coronavírus.
O decreto proíbe a abertura para atendimento ao público, bem como a permanência de clientes nos recintos ou nas áreas externas de circulação ou de espera de todo e qualquer estabelecimento entre 20h e 5h.
A Vigilância Sanitária de Santo Augusto reforça que não estão permitidas festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas em estabelecimentos públicos ou privados.
As exceções são para farmácias, hospitais, clinicas medicas, assistência social, hotéis, postos de combustíveis e funerárias. O decreto ainda faz uma ressalva ao funcionamento de supermercados, que poderão concluir o atendimento dos consumidores que tenham ingressado até as 20h, desde que não ultrapasse as 21h.
Cabe destacar que o decreto também se aplica em relação às igrejas, que devem encerrar as atividades às 20 horas. O funcionamento até esse horário é permitido desde que com no máximo 30 pessoas ou 20% da lotação.
A partir das 20 horas, bares e lancherias poderão funcionar somente no sistema pegue e leve, sem consumo nos estabelecimentos.
As medidas se aplicam até o dia 1.º de março, quando a situação do Estado será reavaliada. Importante que toda a população mantenha os cuidados sanitários, use máscara, álcool gel e evite aglomerações.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.