Início Notícia Voltar

ENTREVISTA| Santo Augusto já registra 32 violações de direitos em 2025, com 9 casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual infantil

Está em andamento em Santo Augusto a campanha "Faça Bonito", uma mobilização nacional de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes

12/05/2025 13:48 por Maira kempf


CapaNoticia

Foto: Rádio Querência



Está em andamento em Santo Augusto a campanha "Faça Bonito", uma mobilização nacional de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa culmina no dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira, 12, à Rádio Querência, representantes da Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da RAISA destacaram a importância da campanha e o cenário preocupante no município.

Segundo dados apresentados, Santo Augusto já registrou 32 casos de violação de direitos somente em 2025, sendo 9 deles relacionados a suspeita ou confirmação de abuso sexual. A secretária da SEHAS, Márcia Fucilini, reforçou que a campanha tem como objetivo “mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para proteger as crianças e adolescentes, garantindo seu desenvolvimento de forma segura e protegida”.

Cartilhas educativas estão sendo trabalhadas com os alunos nas escolas e junto aos grupos atendidos pelo CRAS e CREAS. A atuação nas escolas tem sido intensa, com foco na prevenção e no esclarecimento.

Márcia alertou para o fato de que muitos casos demoram a chegar aos profissionais porque as crianças revelam os abusos e os próprios responsáveis não acreditam. “Quando uma criança verbaliza, ela está pedindo socorro. Se ela der algum sinal, é preciso prestar atenção”, afirmou. A maior parte dos abusadores, conforme destacou, está dentro do círculo de convivência da vítima — entre familiares, vizinhos ou amigos próximos.

Dados nacionais reforçam a urgência do tema: em 2024, foram registrados 360 casos de crianças abusadas por dia no Brasil. Diante disso, o Disque 100 continua sendo um canal essencial para denúncias de casos confirmados ou suspeitos.

Como parte da programação em Santo Augusto, no próximo dia 15 de maio, a Escola São João receberá uma palestra com a Delegada de Polícia Regional de Três Passos, Cristiane Braucks, por meio do projeto da Polícia Civil “Papo de Responsa”. Outras atividades estão sendo realizadas ao longo da semana nas escolas, no CRAS e no CREAS.

A campanha "Faça Bonito" já é tradicional no município, com ações contínuas há vários anos para promover a proteção integral de crianças e adolescentes.

 Denuncie: Se souber de alguma criança em situação de risco, ligue Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser anônima.

Ouça a entrevista completa aqui:

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5