Rádio Querência

Lei torna hereditária concessão de táxi

Lei torna hereditária concessão de táxi

A presidente Dilma Rousseff sancionou nessa quarta-feira, em um ponto de táxi na Esplanada dos Ministérios, próximo ao Palácio do Planalto, em Brasília, a lei que permite a transferência de concessões de táxis como herança a familiares. Dilma afirmou que a sua presença na cerimônia de assinatura da medida provisória foi "um reconhecimento à importância atribuída a mais de 600 mil taxistas em todo o Brasil". A presidente afirmou que a lei entrou em vigor ontem mesmo.

O governo federal anunciou também a prorrogação da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de táxis até 31 de dezembro de 2016. Essa medida, comentou Dilma, é uma forma de o governo auxiliar na renovação da frota de táxis brasileira.

A nova lei determina que as licenças de táxi sejam hereditárias. Ou seja, prevê que, em caso de morte do permissionário, a autorização possa ser repassada para cônjuge, filhos ou irmãos. A transferência terá de ser condicionada à "prévia anuência do poder público municipal, e também deve atender a requisitos fixados pela outorga".

Também é estabelecido que a exploração desses serviços dependa de autorização do poder local, assim como os requisitos sejam estabelecidos em lei. "A medida atende a uma reivindicação dos taxistas, pois de agora em diante as famílias destes herdarão a licença para a profissão, e não somente as suas dívidas", enfatizou Dilma.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, disse que Porto Alegre já tem desde 2001 restrições às transferências. Atualmente, na Capital, de acordo com ele, existem 3,9 mil permissionários.

Quanto à lei sancionada por Dilma, o diretor-presidente afirmou ser preciso analisar melhor o texto sancionado pela presidente. "Porém, creio que a lei federal avaliza o nosso projeto", afirmou Cappellari. "No nosso plano consta o fim da permissão após 35 anos do herdeiro, e somente poderá ter uma sucessão, mas é necessário analisar a lei e ver se há necessidade de ajustes no projeto que enviamos", explicou.

Fonte: Correio do Povo

Postado por Fernando Almeida

L

Autor

lccomunic

Em: 09/10/2013, 21:00

Mais lidas
Moradora de Santo Augusto precisa de ajuda urgente para cirurgia nas pernas
Moradora de Santo Augusto precisa de ajuda urgente para cirurgia nas pernas

Claudia foi diagnosticada com Insuficiência Venosa Crônica (IVC) severa em ambas as pernas.

Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe
Após roubo em Santo Augusto, suspeito é capturado pela BM de Ijuí no acesso a Catuípe

Indivíduo tentou evasão mas foi capturado no acesso a Catuípe

Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral
Em Santo Augusto, Gabriel Souza anuncia R$ 7 milhões para hospital, obras regionais e comenta cenário eleitoral

Vice-governador entregou novo centro oftalmológico, confirmou grande investimento para diagnósticos por imagem, garantiu acessos asfálticos e projetou a corrida ao Piratini ao lado de Ernani Polo.

Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista
Bruno Pradella Machado fica com a faixa de 2ª Prenda pela 2ª Regiao Tradicionalista

Bruno Pradella faz história ao conquistar título no concurso da 2ª RT Um marco na gestão tradicionalista regional

Últimas notícias
Polícia Civil desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Roque Gonzales
Polícia Civil desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas em Roque Gonzales

Deflagrada na manhã desta sexta-feira, a Operação Ruptura cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de sete suspeitos e na apreensão de armas, veículos e entorpecentes.

São Valério do Sul Conquista veículo adaptado para Atendimento Especializado
São Valério do Sul Conquista veículo adaptado para Atendimento Especializado

Município recebe van acessível do programa estadual "RS Sem Barreiras" em cerimônia oficial no Palácio Piratini Uma comitiva de São Valério do Sul, liderada pelo

Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul
Confronto em operação da PF termina com a morte de delegado no Rio Grande do Sul

Michel Brasil Saliba foi baleado durante cumprimento de mandado em Passo Fundo; autor dos disparos foi preso em flagrante.

Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga
Travessia de balsa é suspensa em Porto Soberbo, mas reabre em Itapiranga

Nível do Rio Uruguai passa dos 9 metros em Tiradentes do Sul, enquanto operação recua para patamar seguro na divisa com Santa Catarina.

Lei torna hereditária concessão de táxi | Rádio Querência