Rádio Querência

O passo a passo da greve dos servidores da saúde de Sto. Augusto

O passo a passo da greve dos servidores da saúde de Sto. Augusto

Depois de 10 dias de greve os servidores municipais da saúde de Santo Augusto voltaram a trabalhar na manhã da última sexta-feira, 02.  A paralisação iniciou-se no dia 23 de julho e se estendeu até a quinta-feira (01/08), quando uma ordem judicial determinou que 30% dos servidores voltassem ao trabalho. Em reunião os grevistas decidiram encerrar a greve. Em um comunicado os grevistas disseram que a tal decisão foi tomada em solidariedade aos colegas que estavam cumprindo a ordem judicial. Disseram ainda que as  reivindicações/negociações prosseguem para que possam ter melhorias das condições de trabalho, humanização aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e retorno das 06 (seis) horas de trabalho ininterruptas.  Os servidores voltaram ao trabalho hoje cumprindo às 8 horas conforme o decreto assinado.

Passo a Passo da greve

A greve dos servidores teve como estopim um decreto assinado pelo prefeito municipal de Santo Augusto José Luiz Andrighetto, que determinava que os servidores fizessem 8 horas diárias (dois turnos de 4 horas) e não mais 6 horas ininterruptas a partir de 01 de agosto. Os servidores alegaram que estavam sendo prejudicados pela decisão do executivo, por que alguns servidores possuem outro emprego em turno inverso ao da secretaria de saúde e teriam que abrir mão desse emprego para poderem cumprir a determinação da prefeitura.

 A queda de braço entre os servidores e a administração se agravou depois que a prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento, onde dizia que servidores receberam os salários integrais pagos pela comunidade através dos impostos, sem prestar o total de horas de serviço a que estão obrigados legalmente, estando sujeitos a devolver referidos valores recebidos a mais, por caracterizar enriquecimento ilícito. A nota foi recebida com repúdio e chamada de ofensiva, pelos médicos que a partir daí também aderiram à paralisação.

No dia 29 de julho os médicos que atendem a escala de sobreaviso no hospital Bom Pastor, entregaram a direção do hospital uma notificação dizendo que a partir de ontem quinta-feira (01) não iriam mais atender a escala de sobreaviso no hospital.  No documento assinado por 4 médicos, constava ainda que apenas os serviços de urgência e emergência e o atendimento de obstetrícia seriam mantidos. Leia a notificação dos médicos para a direção do Hospital.

No dia 30, de julho depois que a Rádio Querência já havia ouvido as duas partes envolvidas (servidores e poder público), foi a vez de ir para as ruas e ouvir a opinião dos santoaugustenses. A emissora realizou uma enquete de opinião publica no Centro da cidade,  para saber o que a população  pensava da greve dos servidores. Foram entrevistadas mais 200 pessoas.

  Na quinta- feira dia (01/08), foi a vez do poder judiciário do município se manifestar, através de uma ordem judicial expedida pelo juiz da Comarca de Santo Augusto, que determinava que 30% dos servidores voltassem ao trabalho.

 

Ainda no dia (01/08) aconteceu uma reunião entre os grevistas, que colocou fim na paralisação.

 

Quanto a escala de sobreaviso do hospital Bom Pastor, a direção da casa de saúde disse que está conversando com os médicos para possível acordo para que os serviços voltem também a funcionar como  antes.

 

Por André Motta

L

Autor

lccomunic

Em: 04/08/2013, 21:00

Últimas notícias
Abertura da colheita do trigo é realizada em Cruz Alta e destaca força da triticultura gaúcha
Abertura da colheita do trigo é realizada em Cruz Alta e destaca força da triticultura gaúcha

Evento valorizou a importância da cultura para a economia regional e para o abastecimento da cadeia de alimentos

Santo Augusto terá representantes no Festival Canto de Luz e na Lamparina da Canção Gaúcha
Santo Augusto terá representantes no Festival Canto de Luz e na Lamparina da Canção Gaúcha

Composições classificadas para o festival em Ijuí incluem música com letra de Jorge Rodrigues e melodia de Henrique Rodrigues; na Lamparina, município será representado por Betina Kiara Lucca.

Caso Aguiar: Corregedoria volta atrás e cancela avaliação psicológica de PM suspeito de matar a ex e os pais dela no RS
Caso Aguiar: Corregedoria volta atrás e cancela avaliação psicológica de PM suspeito de matar a ex e os pais dela no RS

Exame serviria para avaliar se Cristiano Domingues Francisco tem condições de responder a processo que pode levar à expulsão da corporação. Defesa do policial afirmou ter recebido decisão com surpresa.