Rádio Querência

MEC publica portaria para criação de faculdades de medicina

MEC publica portaria para criação de faculdades de medicina

O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem (10) no Diário Oficinal da União duas portarias para a criação de faculdades de medicina e abertura de vagas em cursos particulares já existentes. Como adiantado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nessa segunda-feira (8), no lançamento do Programa Mais Médicos, serão priorizados municípios onde há necessidade de oferta de curso de medicina e que ofereçam estrutura para tal. O governo estima que com o programa serão abertas 7.832 novas matrículas em medicina nos institutos privados.

A Portaria Normativa nº 13 estabelece os procedimentos para a pré-seleção de município para que seja autorizado o funcionamento de um curso de medicina de instituição privada. Os primeiros aspectos a serem analisados são: a demanda social por médicos na região, além da demanda por vagas na graduação em medicina, o impacto esperado com a atuação da escola e a coerência com as políticas públicas da saúde na região.

O município deverá ter pelo menos cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno, ter serviço de urgência e emergência e ter pelo menos três programas de residência médica nas especialidades prioritárias, que são clínica médica, cirurgia, gineologia-obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade.

A Portaria Normativa nº 14 dispõe sobre os procedimentos de adesão das instituições federais de educação superior ao Programa Mais Médicos. As instituições devem apresentar um termo de pré-adesão em modelo definido pelo Ministério da Educação. A escolha será de acordo com as necessidades do programa. A portaria estabelece também que, caso mais de uma instituição manifeste interesse por unidade da federação, a preferência será da instituição sediada na capital e, caso persista o empate, ganhará aquela que ofertar curso de medicina há mais tempo.

Na ocasião de lançamento, Mercadante disse que a intenção não era formar médicos, mas bons médicos e para isso é necessária uma estrutura adequada.

No entanto, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), critica as portarias e diz que as medidas não resolverão os problemas das carências nos municípios brasileiros. "Ao mesmo tempo que se quer priorizar municípios carentes, exige-se estrutura e equipamentos públicos. Esses municípios têm a estrutura necessária? Não têm. E para que ofereçam os equipamentos e possam ter um curso de medicina, até que formem os médicos, tudo isso leva muito tempo", explica o diretor executivo da Abmes, Sólon Caldas. 

Caldas também diz que as medidas podem não solucionar a má distribuição de médicos no território nacional. "O curso de medicina é um curso muito concorrido. Abrir um curso no interior no país não vai garantir que o profissional que se forme ali, fixe-se no local".

Fonte - Agência Brasil

Foto - Pimenta Blog

Postado por André Motta

L

Autor

lccomunic

Em: 10/07/2013, 21:00

Mais lidas
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos
Família de Panambi vive milagre com gestação rara de quadrigêmeos

Gestação rara e de alto risco mobiliza família e comunidade, que se unem em orações e apoio à chegada dos quatro bebês

Mudança de vida|  Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos
Mudança de vida| Valdir Vianna elimina 63 quilos e prova que foco e persistência transformam destinos

Empresário de 32 anos mudou hábitos, abandonou vícios e, com disciplina e acompanhamento médico, transformou a própria vida — hoje ele inspira outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto
Família promove vaquinha online para custear cirurgia de cachorro em Santo Augusto

Paçoca foi diagnosticado com hérnia de disco grau 3 e passou a perder os movimentos das patas traseiras, necessitando de cuidados especiais.

Últimas notícias
Acidente com trator provoca morte de criança em Derrubadas
Acidente com trator provoca morte de criança em Derrubadas

Tragédia ocorreu em propriedade rural e gerou forte comoção na comunidade local

Com atuação decisiva da defesa, TRE-RS derruba acusação de fraude em Miraguaí
Com atuação decisiva da defesa, TRE-RS derruba acusação de fraude em Miraguaí

A ação foi proposta pela Coligação Miraguaí Retornando ao Crescimento contra candidatos da Federação PSDB/Cidadania

14º Encontro do Projeto Entusiasmo acontece nesta segunda-feira
14º Encontro do Projeto Entusiasmo acontece nesta segunda-feira

Evento gratuito no Salão Paroquial terá orientações sobre o câncer, ações de saúde, depoimento de superação e momentos de apoio a pacientes e familiares

Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos
Após perseguição, casal de paraguaios é preso com mais de 100 quilos de maconha em Três Passos

O carro utilizava placas argentinas adulteradas e, conforme consulta, havia sido furtado em Cascavel (PR) neste ano

Prazo final para pagamento por placas do IPVA 2026 é 30 de abril
Prazo final para pagamento por placas do IPVA 2026 é 30 de abril

Vencimento é unificado para todos os veículos e coincide com a quarta parcela para quem aderiu ao parcelamento em janeiro

Desentendimento em unidade de saúde de Ijuí deixa dois idosos feridos; funcionários envolvidos são afastados
Desentendimento em unidade de saúde de Ijuí deixa dois idosos feridos; funcionários envolvidos são afastados

Brigada Militar foi acionada. Prefeitura deve abrir sindicância para apurar os fatos