Rádio Querência

Prefeitura paga faculdade para estudantes de Medicina em Camargo no RS

Prefeitura paga faculdade para estudantes de Medicina em Camargo no RS

Uma lei municipal em vigor desde 2011 é a esperança do município de Camargo, no norte do Estado para acabar com a falta de médicos. 
A prefeitura vai pagar o curso em universidade particular para quem se comprometer a trabalhar por cinco anos no município depois de formado, recebendo apenas um salário simbólico. O benefício alimenta a esperança de estudantes de Ensino Médio da cidade. 
Contratar médicos sempre foi um problema no município de 2,4 mil habitantes, distante 49 quilômetros de Passo Fundo: os concursos nunca tiveram candidatos, devido aos salários oferecidos. Mesmo terceirizando o atendimento médico a empresas, quem assume não fica muito tempo. 
— Eles ficam no máximo um ano e meio, depois fazem seleção para residência e vão embora — conta a secretária municipal de Saúde, Marilene Fioravanço. 
— Quando chega o fim do ano, entramos em pânico, nunca sabemos se o médico vai ficar. Temos estrutura excelente para atendimento à saúde, mas nos falta médicos — diz a secretária. 
A lei aprovada em dezembro de 2011 é uma tentativa de acabar com o pânico e incentivar os moradores a cursar Medicina. 
Para ser beneficiado, o candidato precisa morar há cinco anos em Camargo e ser aprovado em vestibular. A prefeitura paga as mensalidades do início ao fim do curso, independentemente do valor e da localização da universidade. O material necessário e os custos de moradia e alimentação ficam por conta do estudante. 
O investimento, que pode somar, em média, R$ 250 mil ao final do curso, é cobrado após a formatura, em serviços. Após concluir a faculdade, o novo médico precisa trabalhar durante cinco anos no município, por 32 horas semanais, recebendo dois salários mínimos. Férias? Só 15 dias por ano. 
Pode parecer pouco, mas o benefício está do tamanho do sonho de estudantes do Ensino Médio que moram em Camargo e gostariam de cursar Medicina. Edes da Rosa, 28 anos, sonha com isso desde que concluiu o Ensino Médio e o curso Técnico em Enfermagem. 
Filho de agricultores, ele não tem condições financeiras de bancar o curso e, para sobreviver, trabalha durante todo o dia como agente comunitário de saúde, e em noites alternadas no hospital da cidade, como técnico de enfermagem. Com todo o dia ocupado, fica difícil conseguir a aprovação no vestibular. 
— Não passei, mas vou continuar tentando até conseguir. É meu sonho — diz ele. 

 

Fonte: Correio do Povo

L

Autor

lccomunic

Em: 07/03/2013, 21:00

Mais lidas
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto
Polícia Civil prende suspeito de série de furtos em Santo Augusto

Indivíduo foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos após cumprimento de mandado preventivo

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Tragédia na BR-386: Acidente mata casal e filho de 12 anos no RS
Tragédia na BR-386: Acidente mata casal e filho de 12 anos no RS

As vítimas são moradoras de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Outro veículo tinha cinco ocupantes e quatro tiveram ferimentos leves.

Últimas notícias
Defesa Civil emite alerta para temporais e queda de granizo antes do frio no RS
Defesa Civil emite alerta para temporais e queda de granizo antes do frio no RS

Após as instabilidades, o frio deve avançar com força pelo RS

Representantes de Santo Augusto concluem etapa do Regional da 20ª RT e aguardam resultados
Representantes de Santo Augusto concluem etapa do Regional da 20ª RT e aguardam resultados

Integrantes dos CTGs Carreteiros dos Pampas e Pompílio Silva se destacaram nas provas em Independência.

Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões
Acidente com óbito é registrado na ERS-569 em Palmeira das Missões

Motorista é único ocupante do veículo morreu no local.

Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região
Novo Centro de Oftalmologia do Hospital Bom Pastor amplia acesso à saúde especializada na região

Estrutura permitirá consultas, exames e cirurgias de catarata, beneficiando pacientes de Santo Augusto e municípios da região

Representantes de Santo Augusto Entregam Gestão na 20ª RT
Representantes de Santo Augusto Entregam Gestão na 20ª RT

Evento ocorre no CTG Sentinela do Rio Grande, em Independência