Rádio
Nenhum programa no ar
Previsão indica menor índice de chuva para os próximos meses
Diferentemente do registrado em outubro, novembro será caracterizado pela diminuição da intensidade e frequência de chuva. Tanto que, de acordo com a simulação americana CCM3, esperam-se acumulados abaixo da média no Paraná, boa parte de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
Depois de um mês de outubro com chuva de 451mm em santo Augusto, em novembro estima-se algo entre 50mm e 100mm.
A diminuição da chuva na Região Sul é natural em novembro, já que a precipitação se espalha pelo Brasil e mais competição pela umidade da Amazônia.
Por conta da diminuição da chuva, a temperatura sobe e o mês de novembro será caracterizado pelo calor.
Para dezembro, espera-se contraste entre o interior e o litoral da Região. Por conta da temperatura da água do mar mais quente que o normal, as frentes frias ganham força e geram chuva acima da média, especialmente no nordeste do Rio Grande do Sul.
A temperatura continua mais elevada que o normal na região noroeste.
Para o verão, o padrão de distribuição da chuva não muda, com chuvas mais intensas ao longo da costa da Região e precipitações entre a média à abaixo da média no interior. Há risco de períodos relativamente prolongados de tempo seco, especialmente em janeiro.
Para o segundo trimestre de 2013, ainda sem uma definição do que virá pela frente (El Niño, La Niña ou neutralidade), as simulações ainda trabalham com a hipótese de chuva entre a média à acima da média ao longo da costa e ligeiramente abaixo da média no interior.
Fernando Almeida
Locutor/dep. Jornalismo
Com informações Somar Meteorologia
Autor
lccomunic
Em: 06/11/2012, 22:00

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e canil de Santa Rosa cumpriu mandados, apreendeu veículo e neutralizou a atuação de detento que chefiava o esquema de dentro do presídio.

Frente fria e ciclone extratropical provocam tempo severo no Rio Grande do Sul; Inmet alerta para ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados

O fogo teria iniciado em um dos quartos e se alastrou rapidamente; esta é a segunda vez que a mesma residência é atingida por um incêndio

Sorteio realizado pela CBF nesta terça-feira colocou Grêmio e Internacional frente a frente nas quartas de final; primeiro clássico será no Beira-Rio e decisão ocorrerá na Arena

As vítimas fatais foram encontradas sem queimaduras, com a suspeita de que a causa dos óbitos tenha sido a inalação de fumaça.

Jhon Javer Cifuentes Florez, de 33 anos, estava internado em estado gravíssimo na UTI do HCI desde o acidente na última sexta-feira (7). Os suspeitos foram presos em flagrante.

Ocorrência no bairro Jardim Algarve mobilizou equipes do 1º Batalhão de Choque e do 24º Batalhão da Brigada Militar; nenhum policial ficou ferido.

A colisão frontal envolveu um veículo Corsa, emplacado em Sagrada Família, e uma carreta.

O fogo teria iniciado em um dos quartos e se alastrou rapidamente; esta é a segunda vez que a mesma residência é atingida por um incêndio


