Rádio Querência

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior

Depois de praticamente sete meses de estiagem em grande parte do Rio Grande do Sul, a chuva finalmente chegou ao estado. Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava, até as 6h, 98,6 milímetros de precipitação em Santa Maria, no Centro, onde também ventou forte. Na mesma região, queda de granizo atingiu cerca de 100 casas no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.

As rajadas de vento em Santa Maria foram acompanhadas de nuvens carregadas, raios e trovoadas. Em alguns bairros, árvores foram derrubadas. O município não tem registro de feridos.

Já em Monte Alverne, mesmo que por pouco tempo, durante cerca de um minuto, a queda de granizo atingiu telhados de residências. Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros se dirigiram até a localidade para a distribuição de lonas. Também não houve registro de feridos.

Na Serra, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu cerca de 15 chamados devido a estragos provocados pela chuva, principalmente com relatos de destelhamento, além de queda de árvore em dois pontos. Em Farroupilha, os bombeiros também foram acionados nas primeiras horas da manhã devido a destelhamento e alagamento em três bairros.

Porto Alegre amanheceu com céu encoberto (Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)Porto Alegre amanheceu com céu encoberto
(Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)

A chuva, no entanto, ainda não provocou com intensidade a queda das temperaturas. Porto Alegre amanheceu com 19ºC e, até as 6h, o volume de precipitação foi de 14,4 milímetros. Em Rio Pardo, no mesmo horário fez 19,6ºC e havia chovido 40,6 mm. Já em São Borja, com 21ºC, o Inmet já registrou 31 mm de chuva.

Em algumas áreas o tempo já está com predomínio de ar seco e frio. Casos de Uruguaiana e Santa Rosa, com mínimas de 15ºC e 21ºC, respectivamente. Também não houve registro de chuva em cidades como Rio Grande, no Sul, Torres, no Litoral Norte, e Passo Fundo, no Norte. 

Nas próximas horas
A partir da tarde desta quarta a chuva começa a parar e a quantidade de nuvens diminui no estado. Nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, precipitações podem se estender até a noite. Em áreas isoladas no Centro-Norte, porém, ainda há risco de chuva forte, trovoadas e ventanias. Ao anoitecer, as temperaturas já estarão mais baixas. No Sul, devem ficar em torno dos 8ºC.  Na quinta-feira (31), a previsão é de mais frio.

Fonte: G1/RS

L

Autor

lccomunic

Em: 29/05/2012, 21:00

Mais lidas
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto
Operação Rancho Fechado: Segunda fase desarticula esquema de tráfico de drogas em Santo Augusto

Ação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e canil de Santa Rosa cumpriu mandados, apreendeu veículo e neutralizou a atuação de detento que chefiava o esquema de dentro do presídio.

Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados
Granizo atinge municípios gaúchos e Estado entra em alerta máximo para temporais e risco de tornados

Frente fria e ciclone extratropical provocam tempo severo no Rio Grande do Sul; Inmet alerta para ventos acima de 100 km/h, granizo e possibilidade de tornados

Últimas notícias
Incêndio em sobrado deixa mãe e filho mortos em Santo Ângelo
Incêndio em sobrado deixa mãe e filho mortos em Santo Ângelo

As vítimas fatais foram encontradas sem queimaduras, com a suspeita de que a causa dos óbitos tenha sido a inalação de fumaça.

Morreu nesta segunda-feira colombiano vítima de acidente com moto em fuga; família faz campanha para traslado
Morreu nesta segunda-feira colombiano vítima de acidente com moto em fuga; família faz campanha para traslado

Jhon Javer Cifuentes Florez, de 33 anos, estava internado em estado gravíssimo na UTI do HCI desde o acidente na última sexta-feira (7). Os suspeitos foram presos em flagrante.

Criminosos morrem em troca de tiros com a polícia durante tentativa de assalto em Alvorada
Criminosos morrem em troca de tiros com a polícia durante tentativa de assalto em Alvorada

Ocorrência no bairro Jardim Algarve mobilizou equipes do 1º Batalhão de Choque e do 24º Batalhão da Brigada Militar; nenhum policial ficou ferido.

Pai e filha morrem em acidente na BR 386 em Sagrada Família
Pai e filha morrem em acidente na BR 386 em Sagrada Família

A colisão frontal envolveu um veículo Corsa, emplacado em Sagrada Família, e uma carreta.

Incêndio de grandes proporções destrói residência no Bairro São João em Santo Augusto
Incêndio de grandes proporções destrói residência no Bairro São João em Santo Augusto

O fogo teria iniciado em um dos quartos e se alastrou rapidamente; esta é a segunda vez que a mesma residência é atingida por um incêndio

II Seminário das Adolescências será realizado nesta terça-feira em Santo Augusto
II Seminário das Adolescências será realizado nesta terça-feira em Santo Augusto

Evento reunirá estudantes do 7º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino para debater escolhas, responsabilidades e os impactos das decisões na vida pessoal, familiar e social

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior | Rádio Querência