Rádio
Nenhum programa no ar
IBGE realizará mudanças no sistema de estatística
Principal provedor de dados e informações do país e responsável pelo Censo Demográfico da população brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) completou, no domingo, 75 anos de sua fundação, anunciando inovações e mudanças. O primeiro desafio será renovar, qualificar e ampliar o quadro dos mais de 7 mil servidores em todo o país.
Uma das novidades é a criação do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares que será implementado com a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em 2013, que substituirá a Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), hoje restrita a seis regiões metropolitanas, que terá seu alcance ampliado.
Com isso, segundo o IBGE, haverá uma produção sistemática de dados nacionais que antes só eram apurados anualmente ou com maior periodicidade. Para os próximos anos, o órgão pretende criar uma base de dados única de produção das estatísticas econômicas básicas e um sistema único de contato com o informante, integrando a produção de estatísticas econômicas com o Sistema de Contas Nacionais. Outra novidade é a criação de Índices de Preços ao Consumidor para cada Estado e o Distrito Federal.
A coordenadora do IBGE do município, Elis Regina Allegranzzi, afirmou que esse processo vem sendo aprimorado há três anos nas unidades, como forma de teste. "Essa é uma sistemática que permite termos dados mais atualizados num espaço mais curto de tempo, tornando o resultado mais dinâmico. Esse novo sistema traz resultados positivos na apuração e atualização de dados, pois ele é contínuo", diz. "Muda-se o formato, mas permanece a confiabilidade de antes", conclui.
No âmbito acadêmico, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), que pertence ao IBGE, planeja criar um mestrado profissional em análise ambiental e gestão do território, além de implementar cursos com ensino a distância, para atender o quadro técnico da própria instituição e de estudantes de graduação e pós-graduação.
Autor
lccomunic
Em: 31/05/2011, 21:00

Homens foram encaminhados para os procedimentos de praxe

Haverá transporte saindo de Santo Augusto

O caso começou a ser investigado depois que mães de alunos descobriram mensagens suspeitas nos celulares dos filhos

Colisão registrada nas proximidades da localidade de Mauá mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na noite desta sexta-feira

O festival reúne apresentações musicais, concursos culturais, atividades gastronômicas, oficinas, feira de negócios e o tradicional acampamento.

CTG lança campanha para novos associados e incentiva participação de crianças nas invernadas

Provas serão aplicadas em 8 e 15 de novembro. O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção.




