Rádio Querência

No Dia Mundial sem Tabaco, entenda por que é tão prejudicial fumar

No Dia Mundial sem Tabaco, entenda por que é tão prejudicial fumar

Ela entra de mansinho pela boca e segue em direção à faringe. Depois, passeia sinuosamente pela laringe e traqueia, onde alcança os brônquios e, finalmente, chega ao seu destino: os pulmões. Este é o caminho que a fumaça do cigarro faz, que pode até parecer inofensivo, como uma aspiração qualquer. Na realidade, em uma simples tragada no cigarro, a pessoa ingere, em segundos, cerca de cinco mil substâncias tóxicas, entre elas o monóxido de carbono, amônia, chumbo, alcatrão, elementos cancerígenos como arsênico e cádmio, e até radioativas, como urânio. E os efeitos dessa verdadeira bomba de substâncias são extremamente nocivos no corpo humano.

— Na mente do tabagista, o cigarro é algo que proporciona prazer, relaxamento, diminuição da ansiedade, aumento da concentração, redução da fome, sensação de conforto, enfim, efeitos psico-ativos muito favoráveis. Mas tudo isso é causado pelo efeito da nicotina no cérebro, que são devastadores para a saúde de quem fuma — explica a cardiologista Jaqueline Issa, diretora do Programa de Assistência ao Fumante (PAF) Paulo.

Veja os males que o cigarro pode causar no infográfico especial:


Primeiramente, é preciso entender como esta dependência acontece. O bem-estar proporcionado pelo cigarro promove o condicionamento do ato de fumar. Em pouco tempo, a nicotina age no cérebro de forma semelhante à cocaína, à heroína e ao álcool, ou seja, como um estimulante. Para se ter uma ideia, cerca de nove segundos após a tragada, a nicotina chega ao cérebro pela corrente sanguínea, acelerando a transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Estes liberam, então, substâncias neurotransmissoras (como a dopamina) que produzem as boas sensações.

— Como outras drogas, a nicotina cria dependência fisiológica e psicológica. A diferença é que os efeitos malignos do cigarro manifestam-se em longo prazo — cerca de vinte anos após o início do hábito — pontua a especialista.

Com o tempo, a mistura de gases e partículas tóxicas no organismo desencadeia mais de 50 tipos de doenças diferentes. Além de câncer (de pulmão, boca, lábio, língua, faringe, laringe, traquéia, pâncreas, rim, bexiga, estômago, mama etc), problemas cardiovasculares (hipertensão, infarto, arterosclerose, aneurisma), e respiratórios (pneumonia, bronquite, enfisema pulmonar), ainda há o aumento das incidências de derrame cerebral, doença vascular periférica (problemas circulatórios), impotência e morte súbita. A lista de enfermidades é extensa.

Segundo Jaqueline, é importante encarar a dependência ao tabagismo como uma doença crônica, a exemplo da hipertensão.

— É muita ingenuidade achar que o vício do cigarro é eliminado somente com mudanças no comportamento ou força de vontade. O fato é que se trata de uma doença complexa. Além da mudança comportamental, também é necessário um tratamento que combine terapias, incluindo medicamentos para solucionar os sintomas da abstinência que podem comprometer o sucesso do abandono do vício — alerta.

Atualmente, o tratamento farmacológico do tabagismo inclui terapias com ou sem a reposição da nicotina, entre elas, a nova geração de medicamentos como vareniclina, desenvolvida especificamente para tratar a doença.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que fumantes que tentam parar de fumar sem ajuda médica têm menor chance de sucesso (uma média de 5%). E, mesmo entre os que conseguem largar o cigarro, apenas de 0,5% a 5% mantêm a abstinência por um ano sem apoio médico. Quanto mais ajuda o fumante recebe para parar de fumar, maiores as chances de sucesso no abandono do vício.

Sendo assim, o acompanhamento médico durante todo o processo é fundamental, uma vez que a cessação do tabagismo pode causar sintomas que podem ser confundidos com os da síndrome de abstinência à nicotina.

— O mais importante é que o paciente, uma vez recebendo a prescrição desses medicamentos, fique atento para o aparecimento de qualquer sintoma diferente e que compartilhe com seu médico esses fatos. Isto na verdade, é o que deve ocorrer com qualquer medicamento que o médico prescrever, não só os do tabagismo — afirma a médica.

Algumas doenças causadas pelo cigarro

:: Perda de cabelo
:: Catarata
:: Enrugamento da pele
:: Psoríase
:: Problemas auditivos
:: Cárie dentária
:: Doenças pulmonares (pneumonia, bronquite, enfisema pulmonar)
:: Osteoporose
:: Doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto, aterosclerose, aneurisma)
:: Úlceras de estômago
:: Câncer (pulmão, pele, nariz, língua, boca, lábio, glândulas salivares, faringe, laringe, traqueia, garganta, esôfago, rins, bexiga, pênis, pâncreas, estômago, ânus, mama)
:: Diminuição dos níveis de estrogênios
:: Derrame cerebral
::Doença vascular periférica (problemas circulatórios, como a doença de Buerger -tromboangeíte obliterante)
:: Alterações do esperma
:: Impotência
:: Morte súbita

Dicas para parar de fumar

:: Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só
:: Tome água quando tiver vontade de fumar
:: Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente
:: Modifique sua rotina o máximo possível
:: Faça exercícios regularmente
:: Procure não substituir o cigarro pela comida
:: Escove os dentes logo após as refeições
:: Pratique relaxamento e exercícios de respiração
:: Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde
:: Procure ajuda de especialistas

Fonte: BEM-ESTAR

L

Autor

lccomunic

Em: 30/05/2011, 21:00

Mais lidas
 Listas de boicote a empresas de esquerda podem gerar punições na Justiça, diz promotor
Listas de boicote a empresas de esquerda podem gerar punições na Justiça, diz promotor

A escolha de comprar em lugar x ou y é tão legítima quanto a manifestação política das pessoas

Luto no jornalismo gaúcho: morre o comunicador Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha, aos 70 anos
Luto no jornalismo gaúcho: morre o comunicador Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha, aos 70 anos

Jornalista de 70 anos construiu uma carreira de mais de cinco décadas marcada pelo carisma, versatilidade e presença marcante no rádio, jornal e TV.

Hospital Bom Pastor de Santo Augusto receberá R$ 500 mil destinados pelo deputado Ernani Polo
Hospital Bom Pastor de Santo Augusto receberá R$ 500 mil destinados pelo deputado Ernani Polo

Recurso será aplicado na aquisição de equipamentos para qualificar os serviços de saúde e ampliar a capacidade de atendimento à população.

Estados aprovam aumento do ICMS sobre combustíveis
Estados aprovam aumento do ICMS sobre combustíveis

Imposto maior atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Últimas notícias
Caso Kiss: novo pedido de vista interrompe julgamento sobre revisão de penas no STJ
Caso Kiss: novo pedido de vista interrompe julgamento sobre revisão de penas no STJ

Apreciação de recurso já havia sido suspensa em setembro

Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal
Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal

Emendas que tratavam da redução da maioridade penal acabaram sendo desmembradas do texto e passarão a tramitar como proposta autônoma.

Representantes do Sicredi destacam linhas de crédito para produtores rurais durante entrevista na Rádio Querência
Representantes do Sicredi destacam linhas de crédito para produtores rurais durante entrevista na Rádio Querência

Nelson Egidio Dallabrida e Juliara Della Flôra participaram do programa Sintonia e abordaram oportunidades de financiamento para o agronegócio, custeio agropecuário, hortigranjeiros e CPR Agro.

Sicoob e Setrem formam 25 mulheres no programa Agricultoras em Ação 2026
Sicoob e Setrem formam 25 mulheres no programa Agricultoras em Ação 2026

Parceria promoveu aprendizado e valorização das mulheres do campo ao longo do ano