Rádio
Nenhum programa no ar
Santo Augusto promove a 1ª Semana Municipal do Meio Ambiente com palestras, oficinas e debates
A Prefeitura de Santo Augusto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDECOM), Secretaria Municipal de Educação (SME), Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Emater/RS-Ascar e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), realiza de 8 a 12 de junho a 1ª Semana Municipal do Meio Ambiente.
Nesta sexta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Em Santo Augusto, as atividades alusivas à data serão desenvolvidas ao longo da próxima semana, por meio de uma programação diversificada voltada à educação ambiental, sustentabilidade e participação comunitária.
Embora a programação oficial aconteça entre os dias 8 e 12 de junho, a primeira ação da Semana Municipal do Meio Ambiente já foi realizada na última quarta-feira. Na Praça Pompílio Silva, o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) disponibilizou mudas de espécies nativas para doação à comunidade, incentivando o plantio e o cuidado com o ecossistema local.
Além da distribuição das mudas, o público presente pôde prestigiar uma apresentação especial da banda musical do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Santo Augusto, que levou música e integração ao evento, proporcionando um momento de confraternização e valorização das ações de conscientização ambiental promovidas no município.
A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente reúne oficinas, palestras, visitas guiadas, debates e ações educativas voltadas à conscientização ambiental e à promoção de práticas sustentáveis. As atividades ocorrerão principalmente nas dependências do IFFar Campus Santo Augusto e no Auditório Municipal, envolvendo estudantes, servidores públicos, agricultores, entidades e a comunidade em geral.
O objetivo da iniciativa é incentivar a preservação ambiental, promover a educação ecológica e estimular a participação da população na construção de um futuro mais sustentável.
Programação
08/06 – SEGUNDA-FEIRA
08h40 – Fala de apresentação aos estudantes
Público: Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados
Local: IFFar Santo Augusto
10h às 11h30 – Oficina de Elaboração de Produtos com Plantas Medicinais, ministrada pela Dra. Teila Ceolin (UFPEL)
Público: CRAS Santo Augusto
Local: IFFar Santo Augusto
13h30 às 15h – Oficina de Elaboração de Produtos com Plantas Medicinais, ministrada pela Dra. Teila Ceolin (UFPEL)
Público: CRAS Santo Augusto
Local: IFFar Santo Augusto
09/06 – TERÇA-FEIRA
08h às 10h – Apresentação e visitação à Trilha da Figueira
Público: Educação Infantil da Rede Municipal
Local: IFFar Santo Augusto
10h às 11h30 – Relatos de experiência de boas práticas em gestão ambiental, ministrados pela secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen, e pela representante da empresa Água Conectada, Adriana de Leve
Público: NUGEA, servidores públicos municipais, Emater, ACISA e demais membros do COMDEMA
Local: IFFar Santo Augusto
19h às 21h – Abertura oficial e mesa de diálogo com o tema “Mudanças Climáticas: histórico, tendências e impactos no RS”, apresentada pelo Dr. Marcos Leandro Kazmierczak, com mediação do Dr. Robson Bohrer (UERGS)
Público: Cursos superiores do IFFar e demais interessados
Local: Auditório do IFFar Santo Augusto
10/06 – QUARTA-FEIRA
08h30 às 11h30 – Escuta ativa sobre políticas ambientais municipais
Público: NUGEA, servidores públicos municipais, Emater, ACISA, agricultores e demais interessados
Local: Câmara de Vereadores de Santo Augusto
13h30 às 15h – Divulgação de resultados e perspectivas do Projeto Trilha da Figueira e visitação
Público: Servidores do IFFar Santo Augusto
Local: IFFar Santo Augusto
15h30 às 17h – Inauguração dos Espaços Educadores Sustentáveis do IFFar Santo Augusto
Público: Servidores do IFFar Santo Augusto e demais interessados
Local: IFFar Santo Augusto
19h às 21h – Painel sobre “Impactos do uso de agrotóxicos na sociedade”, apresentado pelo Dr. Roberto Carbonera (UNIJUÍ) e Dr. Benjamin Dias Osório Filho (UERGS)
Público: Cursos superiores do IFFar e demais interessados
Local: Auditório do IFFar Santo Augusto
11/06 – QUINTA-FEIRA
08h às 10h – Painel sobre “Impactos do uso de agrotóxicos na sociedade”
Palestrantes: Dr. Roberto Carbonera (UNIJUÍ) e Dr. Benjamin Dias Osório Filho (UERGS)
Público: Estudantes dos Cursos Técnicos e de Agronomia do IFFar Santo Augusto
Local: Auditório do IFFar Santo Augusto
10h às 11h30 – Divulgação do Projeto Dispersar
Responsável: Biólogo Gabriel Brutti
Público: Estudantes da Rede Municipal de Ensino
Local: EMEF Antônio Liberato
13h30 às 15h – Divulgação do Projeto Dispersar
Responsável: Biólogo Gabriel Brutti
Público: Cursos Técnicos do IFFar Santo Augusto
Local: Auditório do IFFar Santo Augusto
15h30 às 17h – Oficinas Temáticas
• Oficina 1: Produção de Aromatizantes Naturais
• Oficina 2: Produção de Iscas para Abelhas Sem Ferrão
• Oficina 3: Produção de Sabão Líquido Ecológico
Público: Aberto à comunidade (vagas limitadas)
Local: IFFar Santo Augusto
12/06 – SEXTA-FEIRA
08h às 10h – Premiação do Concurso Fotográfico
Público: Cursos Técnicos do IFFar Santo Augusto
Local: Bosque Municipal José Lutzenberger
10h às 11h30 – Plantio de Mudas
Público: Servidores municipais, servidores do IFFar e demais interessados
Local: Bosque Municipal José Lutzenberger
Autor
Maira kempf
Em: 05/06/2026, 09:34

O acidente ocorreu no início da noite deste domingo (6) e deixou outra pessoa ferida em estado grave.

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Passos Colisão envolvendo um automóvel Ford Focus e uma caminhonete Chevrolet S10 ocorreu na noite deste domingo

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida

Cerimônia ocorreu em frente ao Centro de Cultura Professor Benedito de Castro

Cerimônia ocorreu em frente ao Centro de Cultura Professor Benedito de Castro

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Região Celeiro recebe caravana com carreata do "time do Lula" neste sábado — passando por Santo Augusto, Três Passos e Tenente Portela — e abertura de comitê da chapa adversária no domingo.

Programação foi adiada em respeito à família de Hildo Roque Gottert, tradicionalista que marcou a história do município e foi patrão do CTG Pompílio Silva
