Rádio Querência

Triatleta de Santo Augusto supera marca pessoal na Maratona Internacional de Porto Alegre

Desempenho na capital gaúcha confirma a evolução do atleta, que segue levando o nome de Santo Augusto para grandes competições.
Triatleta de Santo Augusto supera marca pessoal na Maratona Internacional de Porto Alegre
Para encarar o desafio dos 42 quilômetros em Porto Alegre, Matheus realizou uma preparação específica durante três meses. Foto: Reprodução/ Matheus Eduardo Bertollo

O triatleta santo-augustense Matheus Eduardo Bertollo teve um excelente desempenho na Maratona Internacional de Porto Alegre, realizada no último fim de semana, ao completar os 42 quilômetros da prova com seu melhor tempo na distância.

Em conversa com a reportagem da Rádio Querência, Matheus contou que esta foi sua terceira participação em maratonas. As duas experiências anteriores ocorreram nas edições da Maratona de Florianópolis, em 2024 e 2025.

A trajetória do atleta na corrida começou de forma inesperada. Segundo ele, o esporte surgiu após uma lesão sofrida quando ainda praticava futebol, modalidade que o acompanhou desde a infância.

“Sempre joguei bola desde pequeno, mas em 2024 machuquei a lombar e tive que parar. A corrida foi o único esporte que eu conseguia praticar sem sentir dor. Foi aí que comecei a correr e, depois que melhorei, comecei a competir”, relatou.

Para encarar o desafio dos 42 quilômetros em Porto Alegre, Matheus realizou uma preparação específica durante três meses. Os treinamentos chegaram a uma média de 85 quilômetros semanais, com foco total na maratona.

O resultado do esforço veio com a superação de sua melhor marca pessoal. Em 2025, Matheus havia concluído a Maratona de Florianópolis em 3 horas e 4 minutos. Desta vez, na capital gaúcha, cruzou a linha de chegada em 2 horas e 52 minutos, reduzindo significativamente seu tempo.

A marca foi alcançada em uma edição histórica da Maratona Internacional de Porto Alegre. Com cerca de 30 mil corredores inscritos nas provas realizadas ao longo do fim de semana, o evento consolidou-se como a maratona mais rápida do Brasil após a quebra dos recordes masculino e feminino. No masculino, o queniano Daniel Kiprono Sang venceu com o tempo de 2h10min21s, estabelecendo um novo recorde da competição e a melhor marca já registrada em uma maratona realizada em território brasileiro. Entre as mulheres, a etíope Gelane Senbete conquistou o primeiro lugar ao completar o percurso em 2h31min16s, também quebrando o recorde da prova. A edição de 2026 ficou marcada ainda pelo número histórico de participantes, reunindo corredores de todos os estados brasileiros e de mais de 25 países.

Ao falar sobre a experiência, o triatleta destacou a emoção de participar de um evento dessa magnitude.

“Sempre é uma experiência diferente e única correr uma maratona, ainda mais nessa dimensão. São várias histórias de outras pessoas que acabam servindo de inspiração, como vários corredores cadeirantes e deficientes visuais que percorreram os 42 quilômetros”, afirmou.

Além da corrida e do ciclismo, Matheus também se dedica à natação, uma das modalidades que compõem o triatlo. Ele explicou que costuma realizar os treinamentos na piscina da AABB, mas que precisou reduzir as atividades aquáticas durante o período de preparação para a maratona.

“Na AABB eu fazia os treinos de natação, mas neste ciclo da maratona fiquei sem treinar. Também por causa do frio. Quando não está muito frio, uso roupa de borracha para nadar. Agora pretendo voltar aos treinamentos em Ijuí, em piscina térmica”, explicou.

Após alcançar o objetivo na Maratona Internacional de Porto Alegre, o atleta já tem um novo desafio pela frente. A principal meta da temporada é o IRONMAN 70.3 Florianópolis, marcado para o dia 18 de outubro.

Para chegar em condições ideais à competição, Matheus planeja intensificar os treinamentos nos próximos meses, inclusive com um período de preparação no litoral catarinense.

“Em setembro e outubro vou ficar em Itapema até a prova, para treinar no mar e chegar bem preparado para o IRONMAN”, destacou.

Com uma trajetória construída a partir da superação de uma lesão e marcada pela dedicação aos treinos, Matheus Bertollo segue levando o nome de Santo Augusto para importantes competições esportivas, colecionando resultados expressivos e servindo de inspiração para outros atletas da região.

Galeria de imagens

1 / 5
M

Autor

Maira kempf

Em: 03/06/2026, 17:04

Mais lidas
Jovem de 27 anos morre em acidente com engenho de cana em Redentora
Jovem de 27 anos morre em acidente com engenho de cana em Redentora

Gian Ballin foi vítima de um acidente fatal enquanto trabalhava na zona rural do município; ele deixa esposa e um filho pequeno.

Professora de 44 anos morre em trágico incêndio em Constantina
Professora de 44 anos morre em trágico incêndio em Constantina

Aulas na rede pública foram suspensas nesta segunda-feira em sinal de luto pela morte de Glória Werkhausen, de 44 anos

Casa de casal de idosos é reconstruída após incêndio em Santo Augusto
Casa de casal de idosos é reconstruída após incêndio em Santo Augusto

Após seis meses de mobilização comunitária, a residência de Jurema e Valdevino da Rocha foi totalmente reformada e passa pelos ajustes finais para o retorno do casal

Homem é preso em São Martinho por descumprir medidas protetivas
Homem é preso em São Martinho por descumprir medidas protetivas

Prisão preventiva foi cumprida pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (13); suspeito foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos

Últimas notícias
Morre Delcio Alaíde Donato, técnico agrícola histórico da Cotricampo em Humaitá
Morre Delcio Alaíde Donato, técnico agrícola histórico da Cotricampo em Humaitá

Profissional dedicou mais de 50 anos à assistência técnica rural na Região Celeiro e também atuou como vereador no município.

Botafogo conquista o Campeonato Municipal 50+ após decisão nas penalidades
Botafogo conquista o Campeonato Municipal 50+ após decisão nas penalidades

Em partida equilibrada que terminou em 1 a 1 no tempo regulamentar, a equipe botafoguense superou o Grêmio nos pênaltis e garantiu o título da temporada.

Servidor público de Três Passos morre após mal súbito durante o trabalho
Servidor público de Três Passos morre após mal súbito durante o trabalho

Jairo Luis Seidel, de 53 anos, instalava uma rede de água no interior do município quando passou mal na tarde de sábado. O sepultamento ocorre neste domingo (19).

Professora encontrada morta em Ijuí é filha do primeiro prefeito da história de Chiapetta
Professora encontrada morta em Ijuí é filha do primeiro prefeito da história de Chiapetta

Soeli Konrad foi localizada sem vida em seu apartamento na manhã deste sábado (18). Ela era filha de Werno Konrad, líder do movimento de emancipação do município.

 Churrascada de Negócios da Stara Menegazzo movimenta Santo Augusto nesta quinta e sexta-feira
Churrascada de Negócios da Stara Menegazzo movimenta Santo Augusto nesta quinta e sexta-feira

Evento une gastronomia gaúcha e condições exclusivas de fábrica para impulsionar o maquinário dos produtores da região

EUA Confirmam Tarifa de 25% sobre Produtos Brasileiros e Brasília Promete Reciprocidade
EUA Confirmam Tarifa de 25% sobre Produtos Brasileiros e Brasília Promete Reciprocidade

Sob a justificativa de práticas desleais e problemas ambientais, Washington impõe novas taxas; governo Lula repudia decisão, fala em "marco lastimável" e acionará a OMC.