Rádio Querência

Policiais acusados de matar jovem em São Gabriel serão julgados em junho

Policiais acusados de matar jovem em São Gabriel serão julgados em junho
Foto: Lenon de Paula

Os três ex-policiais militares acusados de envolvimento na morte de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, serão levados a julgamento em 29 de junho. A data do júri popular foi marcado pela juíza Liz Grachten, da Vara Criminal do município. A sessão será realizada no Salão do Júri do Fórum da cidade, a partir das 8h30min. Os três serão julgados pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O crime aconteceu em agosto de 2022. Os réus estão presos preventivamente, no Presídio Militar de Porto Alegre, desde 23 de agosto daquele ano. Os acusados são Arleu Júnior Cardoso Jacobsen, que era 2º sargento, e os então soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima. Em novembro de 2025, a Brigada Militar exonerou os três policiais. Conforme a corporação, as condutas dos PMs foram consideradas incompatíveis com a permanência na Brigada. De acordo com o Ministério Público, Gabriel morreu devido às pancadas na cabeça que levou dos policiais que o abordaram naquela noite, e não por afogamento. O jovem já estaria morto quando foi deixado no açude.

Na Justiça Militar, os brigadianos foram absolvidos, em 2023, da acusação de ocultação de cadáver. No julgamento, feito por um Conselho de Sentença formado na maioria por militares, apenas um dos réus foi condenado por falsidade ideológica a pena de um ano de reclusão. Na esfera militar, os policiais não são julgados por homicídio, tarefa que cabe à Justiça comum.

O CRIME

Gabriel foi encontrado morto em um açude, na localidade de Lava Pé, em 19 de agosto de 2022, em São Gabriel. O jovem, de 18 anos, morador de Guaíba, estava na Fronteira Oeste para prestar serviço militar obrigatório. Segundo a denúncia do Ministério Público, Gabriel teria sido abordado pelos três policiais militares e agredido por um deles com golpes de cassetete na região da cabeça. A acusação relata que a abordagem ocorreu em razão de um chamado para atendimento de ocorrência de possível perturbação da tranquilidade. Após a abordagem, o jovem teria sido colocado em uma viatura da Brigada. Depois disso, a vítima não foi mais vista com vida. O corpo foi encontrado cerca de uma semana depois, submerso no açude. Havia marcas de agressão. A perícia revelou que a vítima já estava morta quando foi deixada no local.

​O que dizem as defesas

​As defesas dos três acusados negam o crime e alegam que os clientes são inocentes. Os advogados chegaram a pedir a liberdade dos ex-policiais, mas a Justiça negou.

Fonte: Diário de Santa Maria

M

Autor

Maira kempf

Em: 30/04/2026, 07:38

Mais lidas
URGENTE: Motociclista morre em acidente na ERS-155, em Santo Augusto
URGENTE: Motociclista morre em acidente na ERS-155, em Santo Augusto

Colisão entre caminhão e motocicleta foi registrada no início da noite desta quinta-feira (11)

Sorteio da Rifa Beneficente em Prol da Visão de Jardel Fagundes é Realizado pela Rádio Querência
Sorteio da Rifa Beneficente em Prol da Visão de Jardel Fagundes é Realizado pela Rádio Querência

Campanha busca auxiliar morador de Santo Augusto que aguarda transplante de córnea

Peregrinação com São João Batista é concluída  e vendas dos tradicionais quitutes iniciam nesta sexta-feira
Peregrinação com São João Batista é concluída e vendas dos tradicionais quitutes iniciam nesta sexta-feira

Novena inicia no domingo e vendas de cucas e pés de moleque começam nesta sexta-feira em preparação para a tradicional Festa do Padroeiro de Santo Augusto.

Últimas notícias
Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria
Assessor da Prefeitura de Canoas pede exoneração após ser flagrado trabalhando em empresa própria

Com salário mensal de R$ 18 mil, empresário não compareceu ao gabinete em fevereiro, mas teve todas as faltas abonadas. Município abriu sindicância para investigar o caso.

Com presença de Ernani Polo, Federasul promove primeiro debate entre pré-candidatos a vice-governador do RS
Com presença de Ernani Polo, Federasul promove primeiro debate entre pré-candidatos a vice-governador do RS

O evento ocorreu durante a tradicional reunião-almoço "Tá na Mesa Eleições" e reuniu os quatro principais nomes que disputam o cargo

Porsche é flagrado a 198 km/h na BR-290 em Caçapava do Sul
Porsche é flagrado a 198 km/h na BR-290 em Caçapava do Sul

Motorista trafegava a quase o dobro do limite permitido na rodovia e responderá por infração gravíssima, com multa e pontos na CNH.

FEPAM autoriza instalação de base de combustíveis da Santa Lúcia em Palmeira das Missões
FEPAM autoriza instalação de base de combustíveis da Santa Lúcia em Palmeira das Missões

Projeto prevê oito tanques de armazenamento em área de quase 69 mil metros quadrados às margens da BR-468

São José dos Ausentes amanhece sob forte geada; confira a previsão do tempo para a nossa região nos próximos dias
São José dos Ausentes amanhece sob forte geada; confira a previsão do tempo para a nossa região nos próximos dias

Após registrar mínima de 2,0°C e campos cobertos de gelo, cidade da Serra Gaúcha e o restante do estado se preparam para virada no tempo com chuva na quinta-feira (18)