Rádio
Nenhum programa no ar
"Não pensei duas vezes", diz padre de Crissiumal que viu acidente na BR-386 e deu extrema-unção às vítimas
Uma cena chamou a atenção de quem passava pela BR-386, em Carazinho, na tarde de segunda-feira (13). Em meio a um acidente com duas vítimas, envolvendo uma picape e um caminhão, um padre se aproximou dos destroços e fez uma oração silenciosa no meio da rodovia.
Há pouco mais de um ano no exercício do sacerdócio, Émerson Romitti, 27 anos, é vigário da Paróquia Três Santos Mártires das Missões, de Crissiumal. Ele presenciou a colisão no momento em que retornava de Passo Fundo e deu a extrema-unção às vítimas.
O religioso seguia pela rodovia que corta o norte do Estado após acompanhar a mãe ao hospital. No caminho de volta para casa, se deparou com o acidente.
— Eu estava ao longe, no topo da reta, quando escutei aquele barulho estrondoso de freada e de batida. Vi o caminhão ainda tombando, parei logo em seguida e corri até o local para ajudar. Naquele momento eu não pensei duas vezes, peguei a estola roxa que eu estava carregando, os santos óleos e fui até lá — lembra.
Ao se aproximar da picape, o padre encontrou as duas vítimas já sem vida. Eles eram Evandro Luís Damiani, 61 anos, e Helena Lúcia Damiani, 81, mãe e filho moradores de Chapada.
Inicialmente, Romitti acreditou que havia apenas uma pessoa no veículo, devido ao estado em que o veículo ficou após o impacto.
— Um homem que estava ali me disse que tinha outra pessoa. Dei a volta no carro e consegui ministrar a unção também nela, na testa — conta.
Para o padre, a cena foi uma das mais marcantes desde a sua ordenação, em dezembro de 2024:
— Na teologia, a gente aprende como agir em situações extremas, mas quando acontece de verdade, é diferente. Eu tremia muito durante a oração. Depois que terminei, me senti profundamente calmo. Fiz somente o que qualquer sacerdote faria, que é prestar esse auxílio religioso.
Evandro Luís e Helena Lúcia Damiani estavam em uma Fiat Toro que seguia no sentido Carazinho-Sarandi quando bateu de frente em um caminhão que vinha na pista contrária. Já o motorista e um passageiro do caminhão ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital de Clínicas de Carazinho.
— Não há presente ou reconhecimento que pague a sensação de saber que, pelo meu ministério, eu pude ajudar duas almas. Isso basta — conclui o padre.
Fonte: GZH
Autor
Maira kempf
Em: 16/04/2026, 07:30

Apreensão ocorreu na madrugada desta quinta-feira

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida

Participe no local e concorra a duas cestas recheadas da Farmavida

Vítima, moradora da Reserva Indígena do Guarita, faleceu no local após colisão nas proximidades da Cotricampo

Novidades ampliam as opções de atendimento e benefícios oferecidos pelo hospital à população de São Martinho e região

Evento no salão comunitário reúne alunos, famílias e professores para um dia de resgate cultural, jogos tradicionais e almoço festivo

Ação arrecadou R$ 1.600,00 para a reconstrução da casa da família atingida por incêndio; premiações já podem ser retiradas na Rádio Querência.


