Rádio Querência

Em palanque com Flávio Bolsonaro, Zucco lança pré-candidatura ao governo do RS

Evento no Parque Harmonia consolidou a chapa e reuniu apoiadores na capital gaúcha
Em palanque com Flávio Bolsonaro, Zucco lança pré-candidatura ao governo do RS
Foto: Camila Cunha

Em um palco com Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à presidência, os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Magno Malta (PL-ES), além de lideranças dos cinco partidos que compõem a coligação, Luciano Zucco (PL) lançou no sábado, oficialmente, sua pré-candidatura ao governo do Estado.

O ato consolidou a chapa que terá Silvana Covatti (PP) como pré-candidata a vice-governadora, e os pré-candidatos ao Senado, Marcel van Hattem (Novo) e Sanderson (PL). O Republicanos e o Podemos também compõem a coligação.

Em um empolgado discurso para as dezenas de apoiadores que se amontoavam no Parque Harmonia, Zucco elogiou sua vice, fez acenos aos partidos aliados e criticou os adversários. Ele classificou a chapa liderada pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB), como um projeto de “centrão oportunista”.

“O projeto da conveniência, uma hora é Lula. Outra é Bolsonaro. Falam bonito e decoram números. Não acreditamos nesse projeto, porque temos lado”, disse.

Ele criticou também a aliança entre PDT e PT, que tem Juliana Brizola (PDT) como pré-candidata ao Piratini, acusando o presidente pedetista, Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência, de ser responsável por um escândalo que roubou de aposentados. “O projeto da esquerda é invadir terra e ideologia nas escolas”, finalizou, prometendo, se eleito, “montar um time de craques” e “sem politicagem” para comandar as secretarias no Estado.

Silvana, que foi oficializada como pré-candidata a vice de Zucco na sexta-feira, fez o papel de engajar as mulheres na campanha. “Somos, no Rio Grande do Sul, 52% (de mulheres). E às mulheres quero fazer um chamamento: pela primeira vez no Estado vamos ter uma mulher lá no Piratini ao lado de um homem. E eu quero fazer a diferença. Tenho certeza que não envergonhei os gaúchos quando fui secretária de Agricultura, a maior pasta e o maior PIB do Estado”, garantiu a deputada estadual.

A fala mais esperada da manhã foi de Flávio Bolsonaro, que reforçou em seu discurso as críticas ao PT e o que ele chamou de “injustiça” contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os demais presos do 8 de janeiro.

“Precisamos sair daqui com a consciência de que, daqui até outubro, precisamos travar essa batalha nas redes sociais. Vamos abraçar e ajudar o candidato que está aqui hoje. Aqui não tem projeto pessoal, tem missão de Deus porque o Brasil não suporta mais quatro anos de PT”, clamou Flávio.

Sobre o Rio Grande do Sul, Flávio afirmou que Lula só esteve em solo gaúcho, durante as enchentes de 2024, para “fazer fotos”, sem prestar assistência ou enviar recursos. Culpou também a bancada do PT na Câmara dos Deputados de votar de forma contrária ao projeto que previa perdão da dívida do RS com a União.

Mais cedo, Zucco entregou a Flávio um manifesto com demandas do Rio Grande do Sul. O documento reúne quatro eixos considerados estratégicos para o Estado: a securitização das dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos; a recuperação da malha ferroviária do Sul; a retomada de obras rodoviárias estratégicas — como a duplicação da BR-290 e a extensão da BR-448 —; e a renegociação da dívida com a União, com foco na ampliação da capacidade de investimento em infraestrutura e segurança hídrica.

Passagem de Flávio pelo RS

O ato, que foi seguido de um almoço com prefeitos e apoiadores, marcou o fim da primeira passagem de Flávio Bolsonaro como pré-candidato pelo Estado. Pela manhã, ele participou do evento, na Casa do Gaúcho, que lançou o movimento “Gaúchas pelo Rio Grande”.

Na sexta-feira, Flávio participou do painel dos presidenciáveis no Fórum da Liberdade e, à noite, jantou junto de lideranças do PL e alguns empresários.

Para o presidente do Republicanos, Carlos Gomes – partido que compõe a coligação – a vinda do senador ao Estado mostra a importância do Rio Grande do Sul no cenário nacional, fortalecendo o projeto liderado pelo grupo político.

Fonte: Fonte: Correio do Povo

M

Autor

Maira kempf

Em: 13/04/2026, 06:46

Mais lidas
Homem fica ferido após colisão que envolveu três veículos na Avenida do Comércio em Santo Augusto
Homem fica ferido após colisão que envolveu três veículos na Avenida do Comércio em Santo Augusto

Acidente entre dois Ford Fiesta e um Ford Focus estacionado foi registrado na tarde desta quinta-feira; condutor foi encaminhado ao Hospital Bom Pastor para atendimento médico.

Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto
Colisão entre veículos é registrada na manhã desta segunda-feira em Santo Augusto

Colisão lateral envolveu um Ford Fiesta preto e um Fiat Uno branco nas primeiras horas desta segunda-feira; ninguém ficou ferido com gravidade.

Idoso ferido em acidente na Avenida do Comércio em Santo Augusto está em atendimento com estado estável
Idoso ferido em acidente na Avenida do Comércio em Santo Augusto está em atendimento com estado estável

Condutor de 69 anos de um dos veículos envolvidos na colisão segue sob observação e tratamento médico de suporte no Hospital Bom Pastor.

Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro incendiado em Coronel Bicaco
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro incendiado em Coronel Bicaco

Caso ocorreu na manhã deste domingo (13) no bairro Nossa Senhora Aparecida; veículo era um Chevrolet Celta preto e a vítima ainda não foi identificada.

Polícia Civil localiza criança de 2 anos após buscas em lavoura em Coronel Bicaco
Polícia Civil localiza criança de 2 anos após buscas em lavoura em Coronel Bicaco

Mobilização rápida dos agentes permitiu encontrar a garota encoberta por plantação de um metro de altura; ela recebeu primeiros socorros e foi encaminhada ao hospital com a mãe.

Últimas notícias
Rádio Querência transmite nesta segunda-feira a entrega da Comenda Italvino Sperotto 2026
Rádio Querência transmite nesta segunda-feira a entrega da Comenda Italvino Sperotto 2026

Acompanhe a cobertura completa da solenidade que homenageia personalidades de destaque dos CTGs Pompílio Silva e Carreteiros dos Pampas durante os festejos da Semana Farroupilha em Santo Augusto.

Normalização do Rio Uruguai permite retomada das balsas em Porto Soberbo e Barra do Guarita
Normalização do Rio Uruguai permite retomada das balsas em Porto Soberbo e Barra do Guarita

Nível do Rio Uruguai recua após chuvas e restabelece a travessia de passageiros e veículos nas divisas internacionais e estaduais.

Colisão entre dois carros deixa um morto e quatro feridos na ERS-210, em Boa Vista do Buricá
Colisão entre dois carros deixa um morto e quatro feridos na ERS-210, em Boa Vista do Buricá

Acidente frontal-lateral na madrugada deste domingo tirou a vida do morador local Roberto Schmidt, de 60 anos; ocupantes do outro veículo foram hospitalizados.

Com dois gols de Giliardi, Grêmio conquista o tricampeonato em Santo Augusto
Com dois gols de Giliardi, Grêmio conquista o tricampeonato em Santo Augusto

Artilharia dividida, solidez defensiva e gols decisivos marcaram a campanha do tricampeonato gremista na competição municipal.

Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele
Dono de carro incendiado em Coronel Bicaco é identificado, mas perícia ainda confirmará se corpo é dele

dele Automóvel foi localizado totalmente queimado neste domingo no bairro Nossa Senhora Aparecida em Coronel Bicaco

Polícia Civil Trata Como Homicídio Cadáver Encontrado Carbonizado em Veículo em Coronel Bicaco
Polícia Civil Trata Como Homicídio Cadáver Encontrado Carbonizado em Veículo em Coronel Bicaco

Informações apuradas sobre o caso no bairro Nossa Senhora Aparecida