Rádio
Nenhum programa no ar
Justiça decreta prisão preventiva de suspeito do desaparecimento de família em Cachoeirinha
A Justiça deferiu a prisão preventiva de Cristiano Domingues Francisco, 39 anos, principal suspeito pelo desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha. O pedido foi feito pela Polícia Civil na segunda-feira (6).
O homem está preso desde 10 de fevereiro no Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. A prisão, até agora, era temporária, e chegou a ser prorrogada, mas o prazo encerraria no fim desta semana. A detenção preventiva não tem prazo estipulado.
Ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, Cristiano é policial militar, mas está afastado das funções. Silvana, 48 anos, foi vista pela última vez no dia 24 de janeiro. Os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, 69, e Dalmira Germann de Aguiar, 70, teriam ido procurá-la e não foram mais vistos.
A Polícia Civil trata os desaparecimentos como crime e diz já ter elementos para indiciar Cristiano por feminicídio (de Silvana), duplo homicídio (Isail e Dalmira), além de ocultação de cadáver.
O delegado responsável pelo caso, Anderson Spier, afirma que a investigação sobre o caso está na fase final:
— Pretendemos encerrar o inquérito no dia 16 de abril e enviar (à Justiça). É o nosso cronograma, mas o nosso prazo acaba dia 20.
Zero Hora procurou o advogado Jeverson Barcellos, responsável pela defesa do suspeito, para posicionamento. Barcellos afirmou que ainda não tomou conhecimento da decisão pela prisão preventiva.
Na segunda, Cristiano foi intimado a prestar depoimento, mas ficou em silêncio. O advogado afirmou à reportagem que esta postura é um direito do investigado, enquanto a defesa toma ciência das informações do inquérito.
Outros investigados
Outras três pessoas estão sendo investigadas por supostamente tentarem atrapalhar as investigações. Conforme a polícia, eles não são suspeitos de envolvimento nos desaparecimentos.
Segundo o delegado Spier, uma pessoa é suspeita de fraude processual, por supostamente ter apagado dados em dispositivos eletrônicos e na nuvem (espaço de armazenamento online).
Outra pessoa, que também responde por fraude processual, ainda teria deletado imagens de câmeras da casa onde moram Cristiano e a mãe dele.
Já a terceira pessoa é investigada por falso testemunho. Segundo o delegado, ele teria mentido em depoimento para dar falsos álibis ao principal suspeito.
Autor
Maira kempf
Em: 09/04/2026, 14:07

Investigação aponta negligência; criança de 6 anos estava sozinha em casa no momento do fogo

Crime ocorreu em 30 de setembro de 2016 e vitimou Roque Francisco Unser

Prisão faz parte da Operação Cerco Fechado

Leis aprovadas criam novas medidas de proteção, como uso obrigatório de tornozeleira por agressores, e tipifica o crime de vicaricídio – quando agressor mata filhos ou parentes da mulher para atingi-la.

Município vai selecionar 11 propostas culturais em diversas áreas, com inscrições abertas até 15 de abril e execução prevista até setembro de 2026

Petista ainda não definiu se aceitará ser vice na chapa ou concorrerá a deputado

Pedido foi feito pela Polícia Civil na segunda-feira (6)




