Rádio Querência

3º Guri Farroupilha do RS palestra sobre saberes e brincadeiras dos povos formadores no CTG Carreteiros dos Pampas

3º Guri Farroupilha do RS palestra sobre saberes e brincadeiras dos povos formadores no CTG Carreteiros dos Pampas
Foto: Bruno Vargas

Na noite desta terça-feira, o CTG Carreteiros dos Pampas abriu suas portas para uma noite de muita história e tradição. Ocorreu a 1ª Ronda dos Pequenos Carreteiros, um evento que uniu gerações sob o tema: “Vozes da Terra: saberes e brincadeiras dos povos formadores do Rio Grande do Sul”.

O destaque da noite foi a palestra ministrada pelo Luiz Antônio Fiorin, 3º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul

Com propriedade, Luiz conduziu o público em uma viagem no tempo, abordando desde os primeiros habitantes do nosso estado até os costumes que moldaram nossa identidade.

O público pôde mergulhar na herança deixada por portugueses, alemães, espanhóis, italianos e a fundamental presença da etnia africana. Mais do que fatos, o foco foram as raízes do brincar: as atividades e os primeiros brinquedos que atravessaram gerações.

E a teoria logo deu lugar à prática! Após o aprendizado, o momento foi de pura integração. As crianças das gestões do CTG participaram de brincadeiras que resgataram a essência da infância de nossos antepassados.

Um evento realizado com o empenho de Vitor Mateus Tamiosso dos Santos, Lavínia Kriguer Pereira e as Prendas Dente de Leite da entidade, que não mediram esforços para manter viva a nossa chama cultural.

Para selar o encontro com chave de ouro, foi servido um jantar típico: uma deliciosa massa com galeto, celebrando a confraternização entre as famílias.

Galeria de imagens

1 / 9
M

Autor

Maira kempf

Em: 08/04/2026, 14:16